Tijucas participa Assembleia Geral da Granfpolis em Nova Trento

29/07/2015 14:43

O prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, representando a Administração Municipal e no papel de 1º vice-presidente da Granfpolis, participou na última sexta-feira (24) da Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, em Nova Trento.
Os trabalhos foram coordenados pelo secretário executivo da Associação, Miguel Augusto Faraco, que alertou aos prefeitos quanto a progressiva redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e, também, do índice de participação dos municípios no ICMs.
As autoridades presentes assistiram a apresentação “A semente”, de Rubem Alves, a cargo das alunas da rede municipal de educação de Nova Trento e, ao final da Assembleia, aprovaram a realização do próximo encontro para o mês de setembro em Major Gercino.
Entre os assuntos debatidos estava o Arranjo do Desenvolvimento da Educação na Granfpolis, onde a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, o Colegiado Regional de Secretários Municipais de Educação e o Instituto Positivo estão viabilizando parceria para melhoria dos índices de desenvolvimento da educação básica da região. Outro tema debatido foi o Lar Legal, um programa que atende pessoas que vivem em loteamentos e terrenos irregulares. Com o título de propriedade de seus terrenos em mãos, as pessoas terão seus endereços legítimos, podendo ter acesso aos programas de financiamento para construção ou melhoria da sua casa própria, seja através do Programa Minha Casa, Minha Vida, ou ainda participar de outros programas oficiais para pequenas reformas e adequações nas residências regularizadas.

falou-se também sobre os Colegiados Regionais e a sua importância na promoção de debates e capacitações nas diversas áreas que envolvem as administrações municipais. No encerramento da reunião o diretor presidente da Associação Jovens Dentistas, Fábio Akiyoshi Iwaí, falou sobre o projeto Sorri Santa Catarina, desenvolvido em Santa Catarina em parceria com o Governo do Estado. O objetivo é desenvolvê-lo nos municípios para que as crianças recebam atendimentos preventivos e profiláticos visando o aumento dos índices de saúde bucal.
Participaram da reunião, juntamente com o prefeito Valério, o presidente da câmara municipal de vereadores de Tijucas Eder Muraro e procurador geral do município Sivonei Simas.