Tijucas participa da 15ª Semana de Museus

22/05/2017 16:04

Foi realizada no Museu Tijucas, no Casarão Gallotti, a 15ª Semana de Museus. O evento promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) em todo o Brasil, celebra o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. Em Tijucas a programação aconteceu nos dias 15, 17 e 19 de maio e foi promovido pela Secretaria de Cultura, através do Museu Tijucas, sob a coordenação do Museólogo Tiago Lessa de Miranda. As atividades envolveram estudantes de diferentes instituições da rede municipal de ensino e tiveram como tema principal a Sustentabilidade com foco para a Economia Solidária.

Nos encontros promovidos durante a semana foi discutido o que é a sustentabilidade, como incentivar este conceito em nossa sociedade e quais as maneiras de preservar o meio ambiente e ainda assim, promover o desenvolvimento, de forma mais sustentável.

Durante o evento as artesãs que trabalham com a Economia Solidária em Tijucas, Valmira Calixto, Iracema Longen e Claudeni Pereira, do Grupo 'Mãos que Criam', falaram de suas experiências e conquistas, além dos desafios dessa proposta de trabalhar com reaproveitamento de materiais, geração de renda e preservação do meio ambiente. Uma oficina também foi realizada com os estudantes para que eles confeccionassem artesanato a partir de materiais de uso cotidiano e que costumam ser descartados como lixo. É o caso de garrafas pet, caixas de leite, revistas e pedaços de tecido.

Depois de aprender a confeccionar o artesanato, os estudantes puderam levar para casa os objetos feitos. "Desta forma os jovens percebem que esses materiais podem ser reaproveitados, transformados em outros objetos de uso prático, além de gerar menos lixo e, por consequência, poluir menos o meio ambiente", disse o museólogo Tiago Lessa de Miranda.

(Texto e fotos: Museu Tijucas)