Tijucas participa de ação sobre Desenvolvimento da Educação

03/12/2015 8:31

A iniciativa une secretarias de educação da grande Florianópolis buscando troca de experiência

Foi lançado na última segunda-feira (30), o 1º Arranjo de Desenvolvimento da Educação de Santa Catarina, que une os municípios associados da Granfpolis, grupo do qual Tijucas faz parte, e Instituto Positivo, numa parceria buscando trocas de experiências.
Na ação, o Instituto Positivo assume o compromisso de apoiar as secretarias de educação a implantarem um modelo estratégico de cooperação, por meio do programa Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), buscando estimular a construção e monitoramento de um plano de ação conjunta, voltado à troca de experiências e à melhoria na qualidade da educação.
Participam da ação, além de Tijucas, os municípios de Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Iperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José e São Pedro de Alcântara. Ao todo, somando os municípios participantes, existem 422 escolas públicas municipais.
O prefeito municipal de Tijucas esteve no lançamento do projeto juntamente com a secretária municipal de educação Lorena de Oliveira Silva. Para o prefeito, unir experiências é uma ação que sem dúvidas só tem a somar para a educação. “Será realizado um trabalho que consiste numa troca de experiências intermunicipais e esse compartilhamento de informações é um processo que sempre auxilia no desenvolvimento e na criação de novos projetos que somam, seja qual for a área” – disse o prefeito.
Além da troca de experiências, haverá também o compartilhamento de informações sobre o acesso à programas e verbas públicas, empoderamento da comunidade e ampliação da participação social, planejamento e realização de projetos conjuntos, além da possibilidade de as ações educacionais não serem interrompidas em função das sucessões de mandatos governamentais.