Tijucas participa de Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo

04/08/2015 15:26

Com o objetivo de absorver ainda mais conhecimento e melhorar o trabalho realizado em Tijucas, representando a Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Ação Social, a coordenadora do CRAS Eluza Elena Vieira de Espíndula, coordenadora do CREAS Rita Ternes e Aparecida Imaculada Alexandre Luz, da Equipe de Coordenação da Terceira Idade participaram nos dias 28 e 29 de julho do I Seminário Estadual do Envelhecimento Ativo, na cidade de Chapecó.

O evento foi promovido pela FECAM - Federação Catarinense de Municípios, em parceria com a Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Assistência Social, e a Unoesc Chapecó e contou com a participação de representantes de órgãos públicos e privados, universidades, entidades e associações da área. Através de palestras, mesas redondas e apresentações de projetos e experiências exitosas, esteve em debate a discussão e a implantação de novas ações e políticas públicas que assegurem a promoção da saúde e bem-estar às pessoas idosas.

No primeiro dia de evento, dia 28, entre as atividades, esteve a palestra com o professor da CATEDRA Instituto Airton Senna, Doutor Ricardo Paes de Barros, que abordou o tema “Cenário do Envelhecimento no Brasil” e o palestrante Marcelo Salgado, que falou sobre as verdades e representações do envelhecimento. O palestrante Jardel Beck, formado em Administração, tratou sobre os aprendizados que levam ao sucesso e ao envelhecimento ativo e para encerrar o dia, foi realizada uma mesa redonda sobre os desafios do envelhecimento. No dia 29, houve a exposição do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa e de experiências exitosas.
A participação em congressos e ações envolvendo o tema em outras cidades é de imensa importância para a secretária municipal de Ação Social Sheila Dias, visto que se trata de um momento para conhecer diferentes trabalhos realizados em outras cidades e Estados e que só vem a somar às atividades realizadas no Município de Tijucas.