Tijucas participa do I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios

29/07/2015 15:27

O vice-presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis e prefeito de Tijucas, Valério Tomazzi; o secretário Executivo, Miguel Augusto Forbeck Faraco, e a assessora em Projetos Especiais, Adriana Souza, representaram a Granfpolis no I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios, nesta terça-feira (28), em Florianópolis.
O evento é uma promoção da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, com o apoio das Associações de Municípios e realização da Escola de Gestão Municipal – EGEM. Durante dois dias o evento reúne no Hotel Cambirela, gestores municipais de convênios, assessores de projetos, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agentes políticos, secretários municipais, técnicos municipais, estudantes e demais profissionais envolvidos na captação de recursos e gestão de projetos financiados através de transferência voluntária de recursos dos governos federal e estadual.
Na solenidade de abertura o presidente da FECAM e prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori, destacou o importante trabalho dos gestores municipais de convênios na captação de recursos nas esferas federal e estadual. A difícil situação dos municípios que sofrem com a má distribuição do bolo tributário e com repasses cada vez menores do FPM e ICMs, segundo Caramori, só poderá ser minimizada com criatividade e capacitação.
Para auxiliar as prefeituras a Federação criou o Escritório de Projetos e, algumas Associações, como a Granfpolis, criaram suas assessorias específicas e os colegiados regionais de GMCs.
Na abertura do evento o presidente do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal e prefeito de Braço do Trombudo, Charles Rafael Schwambach, aproveitou o encontro para destacar os produtos que o CIGA disponibiliza às prefeituras, e sobre o Programa de Gestão de Obras que vem sendo desenvolvido e que deverá dar mais agilidade aos setores de planejamento e gestão, e menos burocracia nos processos de prestação de contas e acompanhamento de obras junto à Caixa Econômica Federal.
Também fizeram parte de mesa de autoridades Roberto Derziê de Santanna, secretário Executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Roberto Albertino de Souza, presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Convênios e assessor de Projetos da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí - AMFRI; Mário Augusto Pereira de Oliveira Júnior, superintendente Executivo de Governo Região Sul da Caixa Econômica Federal, e Marli Burato, coordenadora do Escritório de Projetos da FECAM.
O prefeito municipal de Tijucas Valério Tomazi foi acompanhado da presidente da FUNCULTRATI, Eliane Tomaz.
Texto: Assessoria de Comunicação da Granfpolis