Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Tijucas promove Semana de Combate à Violência

18/05/2015 15:48

A exploração sexual de menores ainda é um problema que faz parte do cotidiano de muitas cidades brasileiras. Buscando inibir estas ações e encorajar os denunciantes, a Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Ação Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, SESC e a UNIVALI, através do Projeto CIRANDA, organiza entre os dias 18 e 23 de maio a Semana de Combate à Violência.
O evento acontece há 10 anos na cidade e busca conscientizar as pessoas sobre um tema ainda pouco debatido em nossa sociedade.
Data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o dia 18 de maio foi reservado para iniciar as campanhas informativas nas escolas do município e divulgação no comercio e imprensa local. Na terça-feira (19), terá apresentação da peça teatral “Isso não é brincadeira”, no Anfiteatro Leda Regina de Souza. As apresentações serão divididas por idade: de seis a 12 anos à partir das 9h e com 12 anos ou mais a partir das 14h.
No sábado, dia 23, os trabalhos de conscientização se encerram com uma “Caminhada Contra a Violência”, com saída às 09h da Concha Acústica Nagip Elias Abdala e panfletagem às 14h.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Rosely Steil, houve um grande aumento de denúncias no estado de Santa Catarina, em relação a outros estados e isto deve-se a atitudes como esta Semana de Combate em Tijucas a somar com o Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil que faz uma grande campanha em todo o estado, incentivando a denúncia e a prevenção.
Segundo informações do Centro Operacional de Apoio da Infância e Juventude (CIJ), em 2014, o MPSC instaurou 1.673 processos/procedimentos criminais de violência sexual, cujas vítimas foram crianças e adolescentes. De acordo com Rosely, há indícios de que as notificações correspondem a apenas 10% do total de casos reais. O serviço de Disque 100, Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes funciona 24 horas, todos os dias da semana, é gratuito e totalmente sigiloso. O serviço é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
Além do Disque 100, os casos também podem ser denunciados no Conselho Tutelar, na Polícia Militar, na Polícia Federal, na Polícia Rodoviária Federal e nas Delegacias da Polícia Civil. As situações de pornografia na Internet também podem ser denunciadas por meio dos sites www.disque100.gov.br e www.safernet.org.br. O Conselho Tutelar de Tijucas atende pelo telefone (48) 3263 4782.

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil