Tijucas realiza 1° Curso de Gestão de Risco e Desastre no Sistema Prisional

23/07/2015 15:24

Uma iniciativa da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, junto ao Presídio Municipal de Tijucas, com apoio da Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Ação Social, Secretaria de Estado de Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Academia de Justiça e Cidadania, realizou entre os dias 13 e 17 de junho, no Presídio Regional de Tijucas, o 1° Curso de Gestão de Risco e Desastre no Sistema Prisional.
O curso teve duração de 40 horas/aula, tendo como objetivo abordar o Desastre com Previsibilidade dentro do Sistema Prisional, através do conhecimento intersetorial, proporcionando ao Sistema Prisional a possibilidade de identificar e/ou reconhecer os eventos causadores de crises previamente, utilizando-se de diagnósticos, trazendo ainda o conhecimento sobre uma ferramenta gerencial de concepção sistêmica e contingencial e tratou de ações, técnicas e operações de emergência.

O público alvo foi os Agentes Penitenciários do Presídio Regional de Tijucas, que tiveram a oportunidade de trabalhar as temáticas: Suporte Básico de Vida e Incidentes com Múltiplas Vítimas; Prevenção e Combate a Incêndio; Gestão de Risco e Plano de Contingência e; Gestão de Desastre e Sistema de Comando de Operações. Ao final do curso foi ainda realizado um Simulado envolvendo todas as instituições acima citadas, tendo como problemática "Incêndio no Presídio com 20 vítimas", onde os alunos tiveram como exercícios a realização de: Análises de Ameaça, Vulnerabilidade e Risco; Implantação do Sistema de Comando de Operações - SCO; Utilização do Método START para incidentes com múltiplas vítimas; Aplicação do Suporte Básico de Vida e Técnicas de Combate a Incêndio.

No quadro de instrutores, estava o ex- comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina sr. Marcos de Oliveira, conhecido como Cel. Oliveira, que possibilitou um maior conhecimento sobre o assunto, visto a experiência que possui.
Diante desta iniciativa, formou-se, através de Decreto n° 1022 de 09 de junho de 2016, o GRUPO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS EM APOIO AO PRESÍDIO REGIONAL DE TIJUCAS – GAEAP.
De acordo com o prefeito municipal de Tijucas, Valério Tomazi, "A Administração Municipal tem o compromisso e o dever de propiciar ao Presídio Regional de Tijucas a integração necessária para que possam prevenir quando possível ou responder quando necessário, otimizando seus recursos e minimizando possíveis danos a uma crise e/ou desastre".