Tijucas realiza coleta para exame de Mormo em eqüinos

10/04/2015 14:12

Reunião tirou dúvidas sobre doença do Mormo
A Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente realiza entre os dias 13 e 15 de abril a coleta para exame da Doença do Mormo em eqüinos, juntamente com a continuação da coleta para Anemia Infecciosa.
Após a coleta em Tijucas, realizada pelo veterinário da Secretaria de Agricultura Eder Marconato, o material é encaminhado para São Paulo, único local apto a realizar os procedimentos. A realização dos exames acontecerá em parceria com os proprietários dos animais. O proprietário pagará apenas o valor do exame, ficando sob responsabilidade da Administração Municipal de Tijucas os custos do transporte do material coletado até São Paulo, realizado via Correios.
A doença do Mormo é contagiosa e causada por uma bactéria, podendo passar para humanos através de contatos com o cochos e bebedouros contaminados, uso comum de agulhas, esporas e encilhas. Em humanos, a doença causa pneumonia grave.
Os proprietários de eqüinos devem ficar atentos aos sinais: corrimento com pus e até um pouco de sangue nos dois lados do nariz, dificuldade de respirar, emagrecimento, nódulos (caroços) espalhados pelo corpo que podem abrir e derramar pus, inchaço de pernas ou patas. Vale lembrar que o animal pode estar com Mormo mas não apresentar nenhum sinal clínico, sendo descoberta apenas através do exame.
A CIDASC possui o cadastro de médicos veterinários que podem coletar o sangue para fazer o exame e na região do Vale do Rio Tijucas, o veterinário Eder Marconato é o único capacitado.
O secretário municipal de agricultura, pesca e meio ambiente Odirlei Resini lembra da importância da realização dos exames e que a Administração custeará o transporte apenas para quem realizar a coleta nas datas citadas acima.
No bairro Praça, a coleta acontecerá no dia 13, das 10h às 12h no CTG Fogão de Lenha. No bairro Areias a coleta acontecerá também no dia 13, das 13h50 às 17h30 na Cancha do Andrés Reis. No bairro Joáia e Terra Nova a coleta será no CTG Fazenda Eliane, das 8h30 ás 12h, no dia 14. Nos bairros Pernambuco e Timbé acontecerá na propriedade do Senhor Raul, no bairro Itinga na propriedade do Senhor Feco. Em Nova Descoberta a coleta será na Cancha do Ticha. Em ambas as comunidades, Pernambuco, Timbé, Itinga e Nova Descoberta a coleta acontecerá no dia 14, das 13h30 às 17h30. No bairro XV de Novembro a coleta será no dia 15, das 8h às 12h, no Rancho Velho da Amizade.