Tijucas realiza doação de feijões para entidades e famílias carentes

10/12/2015 9:57

A Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Ação Social realizou nas últimas semanas a entrega de 10.200 kg de feijão para entidades e famílias carentes da cidade.
O grão veio através de uma doação da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, que realiza doações para prefeituras de todo o país autorizada pelo decreto nº 8.481/2015 da Presidência da República e regulamentada pela portaria nº 80/2015 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O feijão vem dos estoques do Governo Federal, e as cidades interessadas em receber a doação deveriam preencher o Pedido de Doação de Alimentos (PDA) e entrega-lo na superintendência regional do estado correspondente. A retirada e o transporte do produto das unidades armazenadoras da CONAB são de responsabilidade dos municípios, e Tijucas, após documentação pronta e aceita, realizou o procedimento.
Após receber os grãos, uma equipe da Secretaria Municipal de Ação Social iniciou o procedimento de doação, ao todo foram 170 sacos de 60kg. Receberam a doação, 19 entidades beneficentes cujo contato foi realizado através dos grupos de terceira idade, Lar Santa Maria da Paz, Hospital, igrejas evangélicas e católicas e outras entidades que mantém contato direto com a Secretaria. Cada entidade, após ter recebido, ficou responsável de fazer a doação para as famílias e/ou utilizar nos trabalhos realizados. Ao todo, todos os bairros foram beneficiados com os grãos.
A secretária municipal de Ação Social Sheila Dias agradeceu o empenho da equipe que realizou a distribuição e agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Cultura que armazenou os grãos durante este processo. “Através de uma ação como esta, conseguimos beneficiar uma série de entidades e a partir daí, muitas famílias carentes. Este foi um trabalho em grupo, iniciado após um contato realizado pelo prefeito Valério Tomazi com representantes da CONAB, onde conheceu melhor a ação e resolveu inserir Tijucas no processo.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está presente em todas as regiões brasileiras, acompanhando a trajetória da produção agrícola, desde o planejamento do plantio até chegar à mesa do consumidor. A atuação da Companhia contribui com a decisão do agricultor na hora de plantar, colher e armazenar e segue até a distribuição do produto no mercado, fase em que a garantia dos preços mínimos oferecidos pelo governo é traduzida em abundância no abastecimento e estímulo à produção. As operações realizadas pela Conab são coordenadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.