Tijucas recebe capacitação para recadastramento de pescadores

05/11/2019 12:59

O município de Tijucas esteve representado no Seminário Técnico da Pesca, promovido pela Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa. O evento aconteceu na última sexta-feira (25), em Florianópolis, e abordou temas importantes para o município. Um deles foi a atualização e recadastramento dos pescadores, que deverá ocorrer ainda este ano através do novo Sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Foram apresentadas ainda informações relacionadas à fiscalização, assistência técnica e ao novo Plano Nacional de Gestão da Pesca. A Superintendência do Mapa em Santa Catarina estima que existam 36 mil pescadores artesanais no Estado. Em Tijucas, atualmente cerca de 100 famílias vivem diretamente da pesca.

“O município vem buscando formas de apoiar o pescador local, seja administrativamente, com apoio na regularização da documentação pessoal e das embarcações, licenças, ou em termos de infraestrutura e capacitações profissionais” comentou o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, José Leal Silva Junior.

Texto: Patrícia Ferreira | Colaboração: Tiago Martins | Fotos: Divulgação