Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Tijucas recebe mais dois médicos para Saúde da Família

07/03/2017 8:39

A partir do cadastro no programa de Residência Médica em Medicina de Família em Comunidade, da secretaria de estado da Saúde de Santa Catarina, Tijucas foi contemplada com a vinda de dois médicos residentes. A reunião de designação dos médicos foi realizada nesta segunda-feira (6) em Florianópolis. Participaram do encontro o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula e a Coordenadora Geral da Secretaria de Tijucas, Estela Maris Ribeiro. Segundo eles, virão para Tijucas uma médica natural de Minas Gerais e um médico catarinense.

Pioneiro no país, o programa criado em Santa Catarina para a formação de profissionais na atenção básica no Estado, acontece por meio da qualificação da atividade médica formando especialistas em Medicina de Família e Comunidade. Configurado como pós-graduação, o curso está sob a responsabilidade da Diretoria de Educação Permanente em Saúde em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado e com os municípios que compõem a Rede de Integração de Ensino e Serviço.

Em Tijucas, segundo o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, os dois profissionais serão capacitados por médicos da rede em diversas especialidades. “Vamos receber dois médicos já formados e que ficarão em residência no nosso município por dois anos. Eles serão capacitados por três médicos da nossa rede municipal os quais ficarão como preceptores dos residentes. Além de atender nos consultórios de nossas unidades, estes médicos também vão atuar nas residências, sob a supervisão e orientação dos preceptores”, explica.

Ainda segundo o secretário, a expectativa é de que Tijucas seja contemplada com mais médicos residentes em breve. “Além da possibilidade de recebermos mais um residente ainda neste ano, já temos a garantia de que no ano que vem, quando os médicos residentes que recebemos agora estiverem no nível R2, Tijucas pode receber mais quatro médicos pelo mesmo programa”, diz.

Paralelamente a esta iniciativa, Tijucas também está pleiteando a vinda de mais profissionais através de outro convênio, com a Univali, a partir do programa de Residência Multiprofissional. “Serão fisioterapeutas, infectologistas e médicos de outras diversas especialidades que vamos buscar para incrementar nossa rede”, finaliza.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Foto: Divulgação)

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil