Tijucas registra alto índice de faltas de pacientes aos procedimentos da Saúde

22/02/2018 9:34

Os atendimentos na área da saúde são sempre uma prioridade para a Administração municipal de Tijucas e por isso a Secretaria Municipal de Saúde faz um monitoramento frequente e detalhado dos atendimentos. Através desse acompanhamento, a pasta tem identificado um alto índice de faltas de pacientes a consultas e procedimentos.

Isso implica em acréscimo nos custos para a secretaria, provoca o aumento de filas de espera e, deixa, muitas vezes, funcionários e estrutura ociosos. Confira alguns números registrados em dezembro de 2017 e janeiro deste ano e que ilustram a gravidade desta situação:

No CEMPS

- Consulta com nutricionista: dos 78 atendimentos agendados, 47 pessoas faltaram
- Avaliação com psicólogo: Dos 64 agendamentos, 23 pessoas faltaram
- Avaliação com fonoaudiólogo: foram agendadas 44 consultas e 29 pessoas faltaram.
- Sessões de fisioterapia: mais de 25% dos 235 atendimentos agendados não foram realizados porque os pacientes faltaram

No CEO

- Somente em 2018, 77 dos 180 atendimentos em Endodontia não foram realizados porque os pacientes faltaram à consulta;
- Dos 72 atendimentos em Periodontia agendados, 21 pessoas faltaram.

UNIDADES BÁSICAS

UBS Dona Calina (Praça)

Neste período, praticamente 50 pacientes faltaram às 112 consultas odontológicas agendadas

UBS Centro
Neste período, das 127 consultas odontológicas agendadas, 25 não foram realizadas por falta dos pacientes

UBS José Manoel Reis (Areias)
Para consultas com Clínico geral, dos 205 agendamentos, 37 pessoas faltaram. Para consultas odontológicas, dos 112 agendamentos, 29 não foram realizados por falta dos pacientes

PEDIATRIA

Outro dado que chama a atenção é o de ausências às consultas com pediatras. Tijucas conta com três médicos da área, o que é pouco comum em cidades vizinhas. Em muitas ocasiões, no entanto, o atendimento é prejudicado por faltas injustificadas. Apenas neste ano, das 80 consultas agendadas, 53 não foram realizadas porque os pacientes não compareceram.

EXAMES

As faltas aos exames também são uma constante.
Somente em janeiro deste ano, 73 das 273 ultrassonografias não foram realizadas por conta da ausência dos pacientes.

CONSCIENTIZAÇÃO

A secretaria pede a colaboração de todos os pacientes para que compareçam aos procedimentos agendados e quando não for mais necessário, que avisem à secretaria com antecedência para oportunizar este atendimento a outras pessoas que também necessitam.

Faça sua parte! Divulgue estes dados e ajude a conscientizar nossa população da importância do atendimento prestado pela nossa Saúde!

Texto: Thiago Furtado e Karina Peixoto Silva | Vídeo: Karina Peixoto Silva