Tijucas terá academia de saúde

18/06/2014 15:39

A semana foi de mais uma importante conquista para a saúde do Município de Tijucas. Na manhã da última quarta-feira (18), foi assinada a ordem de serviço para a construção da nova academia de saúde, um espaço construído para o desenvolvimento de diversas atividades que envolvam atividades físicas, promoção de ações de segurança alimentar e nutricional, educação alimentar, entre outros.
A empresa vencedora da licitação para a obra foi a Provalle Comércio e Serviços Ltda Me, de Tijucas. Assinou a Ordem de Serviço, o gerente geral Bruno de Oliveira Duarte. A Provalle deve entregar a obra num prazo de cinco meses.

De acordo com a secretária de saúde Rosicler Furtado, Tijucas foi contemplada com a Academia da Saúde de Modalidade Intermediária, composta por espaço externo, área de multiuso e área de vivência. “Haverá um espaço multiuso (área livre com encaixe e armação de diferentes tipos de redes utilizadas em jogos esportivos), além de barras para flexão de braços vertical e horizontal, barras fixas de apoio e exercícios abdominais e espaldar”, diz a secretária. A academia ainda contempla área de vivência (espaço coberto para atividades em grupos), sala de acolhimento, depósito e sanitários.

A Academia de Saúde é uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério da Saúde e tem como objetivo contribuir para a Promoção da Saúde da população a partir da implantação de Pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado.
A estrutura será construída na Avenida Paineiras no Loteamento Mata Atlântica e terá ao menos um funcionário da área da saúde por dia, disponível aos moradores e grupos que utilizarão o espaço. Para utilizar a academia, será preciso preencher os critérios do Protocolo de atendimento às necessidades.

O prefeito de Tijucas Valério Tomazi, falou sobre a importância da estrutura para o município e principalmente para aqueles que em tratamento de saúde, precisarão de um espaço adequado e gratuito. Valério lembrou que a utilização do espaço é gratuito e deve ser utilizado pela população.
Mais informações sobre a Academia de Saúde na Sala de Coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Centro de Saúde Orlando Barreto.