Tijucas terá compensações por passagem de adutora de Bombinhas

16/02/2018 15:00

Foi assinado nesta sexta-feira (16) pelo prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, pela prefeita de Bombinhas Ana Paula da Silva e pelo presidente da concessionária Águas de Bombinhas, Ricardo Miranda, o termo de autorização de passagem com encargos para passagem do sistema de captação de água do Rio Tijucas.

Trata-se de um documento que formaliza as compensações que serão dadas a Tijucas nos trechos em que a obra será realizada. Com o termo, a concessionária Águas de Bombinhas se compromete a entregar um plano de emergência para sanar eventuais problemas ocorridos na adutora e ainda, a realizar obras de pavimentação asfáltica na estrada geral de Itinga, rua Nova Trento e Avenida Emília Ramos (P4), no trecho que compreende a estrada geral da Terra Nova e a rua Clementina Cesari Benatti.

A água captada por Bombinhas será do Rio Tijucas e foi autorizada por outorga estadual, como explica o presidente da concessionária, Ricardo Miranda. “A outorga é um documento emitido pela Diretoria de Recursos Hídricos do Governo do Estado de Santa Catarina que permite a extração de água bruta que tem preferência para abastecimento e consumo humano. No caso de Tijucas o volume captado representa 2% da vazão do rio, ou seja, não compromete em nada a vazão do rio, nem mesmo o abastecimento”, explica.

A prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva falou sobre a importância do termo assinado e das obras que prometem resolver a falta de água no município vizinho.

“Só tenho a agradecer ao Prefeito Eloi e ao povo de Tijucas por nos permitirem realizar esta obra e assim, resolver de uma vez por todas o grave problema de abastecimento de água em nossa cidade. E hoje viemos aqui para formalizar esta parceria que vai viabilizar importantes obras para Tijucas como forma de compensação pela passagem de nossa adutora pela cidade. Não que fosse uma obrigação legal nossa, mas a gente foi sensível ao povo de Tijucas por ter nos ajudado a resolver este problema tão antigo”, afirma.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha fala sobre as obras de compensação que serão realizadas. “Este momento é muito importante porque além de ajudarmos Bombinhas a resolver este grave problema, recebemos em contrapartida, como prova da sensibilidade da Prefeita Paulinha e do vice-prefeito Paulinho, obras de pavimentação asfáltica na P4, no Porto do Itinga e ainda, a recuperação da rua Nova Trento. Portanto, Tijucas agradece por este gesto e temos a certeza de que, além destes benefícios concedidos por Bombinhas, ainda vamos avançar muito na nossa administração”, conclui.

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Muller e o vereador de Tijucas, Rudnei de Amorim.

Texto, vídeo e fotos: Karina Peixoto Silva

Confira a reportagem em vídeo