Tijucas terá Dia D para vacinação contra gripe neste sábado

03/05/2019 11:11

Tijucas terá o “Dia D" para vacinação contra a gripe no próximo sábado (04) nas Unidades Básicas de Saúde. O objetivo é estimular as pessoas a se imunizarem contra a doença. Essa data especial é firmada bastante tempo antes do inverno, quando os casos da doença aumentam naturalmente, justamente para dar tempo de a vacina surtir efeito. Também estarão disponíveis na data as vacinas contra Febre Amarela e contra o Tétano.

“Tanto a vacina contra Gripe, quanto da Febre Amarela e também a vacina contra Tétano são importantes, porque previnem as doenças. Nós já estamos numa campanha contra a Febre Amarela há alguns meses, mas ressaltamos que todos os moradores devem se imunizar contra a doença que ataca o fígado. A campanha contra a gripe é para um grupo específico de pessoas, nosso objetivo é vacinar 11 mil 784 pessoas no município (já alcançamos 22,75% dessa meta) e a vacina contra Tétano está sendo intensificada em todo Estado”, explica Elenise Zimmer dos Santos, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Tijucas a vacina é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas pela Gripe, Febre Amarela e Tétano. Para a Campanha de Vacinação contra a gripe, Santa Catarina recebeu 2.156.800 doses da vacina trivalente, que protege contra o vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B. Crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

“Quero convidar toda a população para se vacinar. Todos os postos de saúde estarão abertos das 8 às 17h no Dia D. A população do bairro Joáia deve procurar a Escola Brilho do Sol, pois o posto está em reforma. A vacinação é muito importante, pois a Febre Amarela, a Gripe e o Tétano podem matar. Previna-se, venha se vacinar! Estaremos te esperando”, convida o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula.

Dados da Dive-SC

Segundo dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive-SC), desde o começo da campanha, em 10 de abril, somente 17,83% do público-alvo tomaram a dose no Estado. O prazo para imunizar 1.976.914 de pessoas, dos chamados grupos prioritários, encerra dia 31 de maio.

O público-alvo é formado por:
•Crianças (6 meses a menores de 6 anos): 470.984;
•Gestantes: 71.524;
•Puérperas (até 45 dias após o parto): 11.752;
•Trabalhador da saúde: 134.793;
•Professores: 90.551;
•Povos indígenas: 10.998;
•Idosos com 60 anos ou mais de idade: 670.028;
•População privada de liberdade e funcionários: 25.832;
•Portadores doenças crônicas e condições especiais: 490.452.

Registro de Casos de Gripe

Até 24 de abril, foram registrados 247 casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Foram confirmados 13 para influenza, sendo 9 pelo vírus A H1N1, três pelo vírus A H3N2 e 1 aguarda análise de subtipagem.

Duas mortes foram confirmadas em 2019. Uma mulher de 79 anos morreu no último domingo (28) em Blumenau, no Vale do Itajaí, em decorrência de gripe A H1N1, conforme informações da secretaria de Saúde do município. Já em Tubarão, o paciente morto em 5 de março tinha 52 anos e era portador de diabetes.

Em todo Brasil

Até o dia 30 de abril, 21% do público-alvo foi imunizado. As puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) são a turma com mais alta taxa de vacinação: 38,8%. Elas são seguidas das gestantes (33,4%), indígenas (27,6%), crianças (26,4%), idosos (21,5%), trabalhadores de saúde (17,1%) e professores (14,2%).

Prevenção

Além da vacina, as seguintes medidas são recomendadas como preventivas contra a gripe:
•Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, após de usar o banheiro, antes de comer, e antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;
•Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc);
•Manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza