Time de Tchoukball de Tijucas agradece apoio do município

11/11/2019 11:41

Na manhã desta segunda-feira (11) o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, recebeu a visita do time de Tchoukball do Colégio de Aplicação Univali. O objetivo da equipe foi compartilhar as vitórias alcançadas pelo time, único do sul do Brasil na modalidade. Para celebrar as conquistas, a equipe presenteou o prefeito e o superintendente da FME, Betinho Giacomossi com camisas personalizadas do time.

A Administração Municipal de Tijucas, por meio da Fundação Municipal de Esportes, demonstrou total apoio à categoria, com o pagamento de inscrições para os atletas do time chamado FME Nanos Univali Tchoukball, em competições. De acordo com os professores Paulo Roberto Regis Júnior e Maurício Ferri Schmitz, treinador e capitão do time respectivamente, a atitude é motivo de muita gratidão.

“Participamos de um campeonato recentemente e fomos os únicos a participar com apoio de uma fundação municipal. Estamos aqui para agradecer imensamente o apoio e mostrar nossas conquistas. Agora nosso objetivo é dar continuidade aos treinamentos aos domingos e competir, mesmo após os alunos/atletas se formarem. A ideia é transformar o time numa equipe municipal”, planejam.

Para o prefeito, o incentivo ao esporte é essencial na administração pública. “Tanto que estamos com o projeto pronto para criação da bolsa atleta, uma lei de incentivo aos atletas profissionais do município. Devo encaminhá-lo ainda neste ano à câmara de Vereadores para aprovação e se der tudo certo, colocaremos em prática já no que vem”, disse o prefeito.

História

De raiz suíça, a modalidade é conhecida como o “esporte da paz”, pois o bloqueio, a tomada e o contato físico são vetados. No Brasil, a primeira vez em que se falou de Tchoukball foi em 1987, durante um congresso de educação física em Santa Catarina, em palestra ministrada por John Andrews, então presidente da Federação Internacional de Tchoukball. Sem grandes patrocínios ou clube próprio para treinar, a Seleção Brasileira Masculina ocupa o quinto lugar no ranking mundial e, no Pan-Americano, é invicta há oito anos.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Karina Peixoto Silva