Travessia subaquática começa a ser implantada

29/01/2014 17:32

Estão bem adiantadas as obras de implantação do sistema de travessia subaquática para fixação da adutora responsável pelo abastecimento de água de Tijucas.

A partir da obra, a rede que atualmente passa pela lateral da ponte da Itinga não ficará mais exposta, já que estará fixada no leito do rio, de forma submersa.

Nesta semana a empresa IBE Locações e Instalações, contratada para execução da obra, está trabalhando na instalação de âncoras que serão utilizadas para sustentar os canos durante o lançamento da tubulação.

O serviço submerso está sendo executado por mergulhadores profissionais, os quais fixam a estrutura e acompanham a fixação dos cabos de aço depois de colocadas no leito do rio.

O lançamento da tubulação no rio será feito neste final de semana, atingindo 3 metros de profundidade. Para esta instalação os tubos estarão devidamente soldados e vedados, apoiados em trilhos e blocos de concreto.

O Diretor do Samae, Wilson Bernardo de Souza explica que somente depois desta fixação da adutora que a rede será interligada, o que deve levar mais alguns dias.

“Somente depois da instalação do sistema submerso faremos a interligação com as redes do Samae, totalizando uma tubulação de aproximadamente 180 metros de extensão com 400mm de diâmetro. Além de termos mais segurança no transporte da água, teremos também maior pressão no abastecimento” – explica.

De acordo com Alexandre Benvenutti, da IBE, o modelo é seguro e foi aprovado em diversos locais onde sistemas similares foram implantados pela empresa.

“Assim como a rede que está sendo feita em Tijucas, temos uma travessia como esta na baía de São Francisco do Sul, instalada desde 1996 e que até hoje não apresentou qualquer tipo de problema. Ainda temos dois emissários em Itajaí, uma rede de captação no rio Itajaí Mirim e outros dois sistemas em Foz do Iguaçu e na Lagoa de Itaipu que funcionam perfeitamente!” – diz Benvenutti.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)