Três jovens agricultores de Tijucas participam de capacitação da Epagri

27/09/2019 12:29

Três jovens agricultores de Tijucas estão tendo a oportunidade de participar de uma capacitação da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). O curso intitulado Organização, Gestão e Protagonismo de Jovens Rurais começou em abril e será encerrado em novembro. São oito etapas de capacitação, cada uma acontece de segunda à quinta-feira, uma semana por mês.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, José Leal da Silva Júnior, o principal objetivo da capacitação é ensinar e potencializar o crescimento profissional para as famílias que vivem da agricultura nas localidades do município, bem como de outras regiões do Estado.
“Através de uma parceria com o escritório municipal da Epagri de Tijucas, ficamos muito felizes em poder proporcionar conhecimento a estes três jovens, possibilitando assim o amadurecimento dos produtores e negócios familiares da nossa cidade”, afirmou o secretário Lealzinho.

Encontro regional de jovens rurais

O acesso à tecnologia, a importância da profissionalização e o papel transformador do jovem no meio rural foram alguns dos assuntos abordados no encontro regional para egressos e alunos do curso de Organização, Gestão e Protagonismo com Jovens Rurais, da região da Grande Florianópolis. O evento foi realizado na última quarta-feira (25), em São José.
“O evento promoveu um momento de reflexão sobre a condição de permanência ou de inserção dos jovens no contexto da agricultura familiar rural e também possibilitou a troca de experiências entre os participantes”, comentou o secretário Lealzinho.

Sobre o curso

A Epagri realiza o curso para jovens rurais e já formou 1.890 alunos, em 13 Centros de Treinamento. Na região da Grande Florianópolis, as atividades ocorrem desde 2013 e já formaram cerca de 156 pessoas.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Agricultura