Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

UBS do Centro atenderá em novas instalações

09/06/2017 12:32

Na próxima segunda-feira (12) a secretaria municipal de Saúde de Tijucas vai abrir oficialmente para atendimento público as novas instalações da UBS Centro. A partir de agora os atendimentos básicos de saúde oferecidos pelo posto de saúde do Centro serão feitos na rua Gaudêncio Campos no prédio onde funcionava a clínica Santa Izabel.

O PA 24 horas (pronto atendimento para casos de urgência e emergência) e o Centro de Especialidades Orlando Barreto serão mantidos no mesmo local onde funcionam atualmente, ou seja, na avenida Bayer Filho.

O secretário de saúde, Vilson José Porcíncula explica o motivo da mudança. “Em todos os bairros temos unidades básicas de saúde e assim também temos no Centro. No entanto, há muitos anos esta unidade básica estava integrada ao pronto atendimento 24 horas e ao centro de saúde. Nosso objetivo é separar a atenção básica dos atendimentos especializados, por isso estamos criando uma estrutura exclusiva para a UBS em um local mais espaçoso e adequado”, explica.

Ele também afirma que os médicos clínicos gerais e os dentistas da atenção básica do Centro e demais membros das equipes ESF (Estratégia de Saúde da Família) também estarão atendendo na nova unidade. “Com isso os clínicos gerais atenderão somente nas unidades básicas e a partir deles serão feitos os encaminhamentos, quando necessário, para os médicos especialistas que atuarão no Centro de saúde especializada Orlando Barreto”. O horário de atendimento da nova UBS na rua Gaudêncio Campos será das 08h às 12h e das 13h às 17h.

“Temos como compromisso melhorar os serviços públicos em todos os setores e na saúde isto se torna ainda mais urgente. Por isso estamos promovendo certas mudanças, a fim de oferecer serviços com mais qualidade, priorizando a organização, a agilidade no atendimento e principalmente, o respeito aos cidadãos”, diz o prefeito professor Eloi Mariano Rocha.

A abertura oficial das novas instalações da UBS Centro será realizada nesta segunda-feira (12) às 10h. Na oportunidade também será feita a entrega de um novo veículo para a ESF (Estratégia de Saúde da Família).

SOBRE O CENTRO DE SAÚDE ESPECIALIZADA

No prédio onde hoje funciona o pronto atendimento 24 horas, será reestruturado o Centro de Saúde Especializada Orlando Barreto. Nele estarão médicos: ginecologista e obstetra, pediatra, ortopedista, dermatologista, endocrinologista, urologista, pneumologista, entre outros.

A intenção da Secretaria de Saúde foi reorganizar o fluxo de atendimentos à população.

Entenda melhor o sistema de atendimento da Saúde de Tijucas

Pronto Atendimento 24 horas - Casos de urgência e emergência:

Casos atendidos: febre, dores, crises agudas, alteração de pressão arterial, náuseas, vômitos e outros casos de urgência.

UBS (unidades básicas de saúde) de cada bairro - Consultas eletivas e de atenção básica:

Casos atendidos: vacinação, monitoramento e acompanhamento de gestantes, hipertensos, diabéticos, consultas com médicos e odontólogos da atenção básica, retirada de medicamentos de uso contínuo, realização de exames preventivos, encaminhamento e agendamento de consultas com especialistas e outros atendimentos de rotina.

Centro de Saúde Especializada Orlando Barreto - Atendimento especializado (média complexidade)

Casos atendidos: consultas com médicos especialistas mediante encaminhamento prévio de médico clínico geral. A estrutura também inclui: laboratório de análises clínicas, setor de transportes de pacientes e farmácia central.

CEMPS (Centro Municipal de Promoção à Saúde) – Avaliação e acompanhamento de especialidades de média complexidade

Casos atendidos: terapias e avaliações nas áreas de:

- Fisioterapia (inclui hidroterapia)
- Acupuntura
- Massoterapia
- Fonoaudiologia
- Psicologia
- Nutrição
- Educação física e corporal (inclui hidroginástica e natação)
- Terapia coletiva

CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) – Tratamento especializado odontológico

Casos atendidos: pacientes encaminhados pelos dentistas das unidades básicas de saúde para tratamentos de endodontia, próteses e cirurgias bucomaxilofaciais.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Foto: Larissa Souza)

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil