UBS do Centro dá início a grupo de gestantes

21/02/2018 12:36

Começou nesta terça-feira (20) o “Grupo Partolândia - uma viagem de nove meses”, que reúne gestantes e profissionais da saúde para falar de saúde durante a gestação. A iniciativa é dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.

As reuniões do grupo de gestantes acontecerão a cada 15 dias, sempre às terças-feiras, às 13h30. Para participar, basta comparecer à unidade e a gestante, se quiser, pode levar um acompanhante. O projeto conta com a parceria de algumas empresas que doam brindes para mães e bebês, sorteados a cada encontro.

Em cada encontro, um tema específico será trabalhado, considerando os diversos fatores que envolvem a gravidez. A intenção da equipe é de ir além do atendimento pré-natal, oferecido normalmente na unidade, trabalhando a promoção da saúde através da socialização de saberes. Esse esforço vai ao encontro dos princípios do SUS, que defendem a integralidade do atendimento.

Com o grupo de gestantes acontecerá o acompanhamento contínuo das mulheres. A troca de experiências, de saberes, transmissão de conhecimentos entre gestantes e profissionais, tem por objetivo garantir gestações saudáveis para mães e bebês.

O grupo é acompanhado por enfermeiras, médica, fonoaudióloga e educadora física, todas profissionais da UBS. A cada encontro, de acordo com o tema proposto, as profissionais se revezam na condução das conversas. Todas as reuniões, porém, são acompanhadas pela Dra. Lívia Batista Correa Ribeiro, médica da unidade.

A enfermeira Maeve Coelho Moreira salienta que é muito importante “trabalharmos assuntos que vão além do pré-natal. Temos muitas informações, podemos tirar muitas dúvidas que, às vezes, as mães nem sabem que têm”. Esta é uma oportunidade muito significativa para as famílias. Não deixe de participar ou indicar para as gestantes que você conhece. Para mais informações, ligue (48) 3263-0548.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) / Fotos: UBS Centro.