UBS do Timbé recebe ampla reforma

30/01/2018 8:30

O ano de 2018 começou com boas notícias para os moradores da localidade Timbé. Uma ampla reforma na Unidade Básica de Saúde Rodolfo Francisco da Veiga está sendo feita e as obras estão em ritmo acelerado, para que a unidade seja reaberta o quanto antes. A reforma, iniciada em dezembro de 2017, foi viabilizada por recursos de emendas parlamentares impositivas repassadas aos municípios de forma coletiva pelos deputados estaduais.

A UBS tinha sérios problemas estruturais que, inclusive, comprometiam a segurança de pacientes e profissionais. A caixa d’água, por exemplo, estava sendo suportada por um apoio improvisado, já que a laje estava comprometida por problemas de infiltrações nos telhados. Infiltrações também foram identificadas no piso, que estava cedendo em alguns pontos. Além disso, a madeira de todas as janelas estava apodrecida e algumas salas e equipamentos estavam em mau estado, prejudicando a qualidade do atendimento.

Com a reforma, todo o telhado da unidade está sendo refeito, as infiltrações no teto e contrapiso estão sendo resolvidas, todas as janelas serão substituídas e o sistema elétrico está sendo renovado, migrando para uma rede trifásica.

Além de resolver todos os problemas estruturais do prédio, a obra está promovendo uma reestruturação da unidade. A UBS contava com apenas um banheiro e está ganhando um segundo. No local também está sendo criado um espaço para receber o setor de farmácia e outro para a área de expurgo, onde é feita a separação, descarte de materiais e depois a esterilização do que é reutilizado. A comodidade dos pacientes também está sendo seriamente considerada. Por isso, a recepção e área de espera estão sendo ampliadas, aumentando consideravelmente o espaço e o conforto dos moradores.

“Este é um importante passo para este começo de ano. É uma reforma completa na unidade, que vai resolver todos os problemas estruturais do local e melhorar muito o atendimento no Timbé. Assim como esta, outras unidades serão reformadas e ampliadas ao longo deste ano”, destaca o secretário de saúde Vilson José Porcíncula, que afirma que a entrega da unidade está prevista para o mês de fevereiro.

O Prefeito Eloi Mariano Rocha ressalta a importância da viabilização da obra. “Nossa prioridade tem sido e sempre será o respeito às pessoas e isso passa obrigatoriamente pelo atendimento dado ao nosso povo. A partir deste ano vamos revitalizar e ampliar as unidades de saúde a fim de garantir mais qualidade nos serviços que prestamos e mais conforto à nossa população”, afirma o Prefeito.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação | Fotos: Larissa Souza)

Confira o vídeo sobre a reforma: