Uma goleada de conhecimentos

02/07/2014 11:39

Na última quinta-feira (26) a Escola de Ensino Fundamental Professora Ondina Maria Dias, localizada no Centro de Tijucas, apresentou aos pais e comunidade escolar o resultado do projeto “Países da Copa do Mundo”.
Levando em consideração a paixão do povo brasileiro pelo futebol, que se acende ainda mais em períodos de Copa do Mundo e exerce grande força sobre os adolescentes, a Escola criou um projeto para trabalhar o tema. A Pluralidade Cultural que já é uma característica brasileira fica ainda mais em evidência quando povos de todos os cantos do mundo resolvem estar aqui para acompanhar a competição. O projeto auxilia os alunos na descoberta e no conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre salas temáticas. Todas as turmas da Escola estavam envolvidas, do pré- escolar até o nono ano, e cada uma ficou responsável por um país diferente.
O Projeto visa um trabalho interdisciplinar, oportunizando momentos para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, levando os alunos a conhecer, valorizar e respeitar as várias etnias e culturas.
De acordo com a diretora Paula Rosa, as atividades extraclasses tornam o ensino mais atrativo. “A escola deve refletir a sua realidade social, a realidade de vida do aluno, manter um currículo articulado, contextualizado e nada melhor do que os pais para favorecer a integração, servir de ponte entre a escola e a comunidade”, diz. Segundo a diretora, a presença dos pais é aspecto valioso para a consecução dos objetivos, e permite um resultado ainda melhor.