Vacina contra o HPV chega às escolas de Tijucas

19/03/2014 16:50

A partir de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, através do programa Saúde na Escola, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, todas as escolas da rede de ensino de Tijucas, incluindo unidades municipais, estaduais e particulares, serão visitadas pelas equipes de vacinação da Campanha contra o HPV.

A campanha atende à norma do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização que amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente papiloma vírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer do colo do útero é uma doença grave e pode representar uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos os subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.

Nesta primeira campanha, a ação é voltada para meninas com idades entre 11 e 13 anos e
para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV, conforme esquema recomendado abaixo:

• 1ª dose: a dose inicial será ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos de idade em
unidades básicas de saúde e escolas, a partir do mês de março;
• 2ª dose: será administrada seis meses após a 1ª dose, em unidade de saúde;
• 3ª dose: será administrada cinco anos após a 1ª dose, também em uma unidade de saúde.

A vacina contra HPV é gratuita e também estará disponível nas Unidades de Saúde durante todo o ano.

A vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.

(Texto: Karina Peixoto e Programa Saúde na Escola Tijucas)