Vacina Pentavalente está faltando em todo Brasil

05/12/2019 12:19

Tijucas, assim como todos os municípios brasileiros, também vem sofrendo com a falta da Vacina Pentavalente. Esta vacina tem como objetivo proteger principalmente crianças contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Nesta quarta-feira (04) o Ministério da Saúde emitiu uma nota de esclarecimento sobre o desabastecimento. De acordo com as informações divulgadas no comunicado, o Ministério da Saúde distribuiu 154.580 doses da vacina para o Estado de Santa Catarina, em 2019.

A última remessa feita para o Estado foi em outubro, com o envio de 22 mil doses. Em novembro, ainda não foi possível realizar o envio, pois a carga que chegou ao Brasil está aguardando parecer da Organização PanAmericana da Saúde (OPAS) para posterior liberação da Anvisa. Ainda de acordo com a nota, tão logo essas doses sejam liberadas para uso, serão distribuídas para os estados.

O texto continua esclarecendo que quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde fará busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade, entre os meses de agosto e novembro, para vaciná-las. A distribuição das vacinas aos municípios é de competência das Secretarias de Saúde dos Estados. O documento finaliza dizendo que os pais que por ventura não conseguiram vacinar seus filhos devem procurar as salas de vacinação nos municípios e programarem a vacinação das crianças, conforme o cronograma de imunização.

“É importante destacar que não existe apenas esta vacina. Muitos pais estão deixando de vir até os postos de vacinação pela falta desta específica. Orientamos aos pais e responsáveis que a carteira de vacinação das crianças deve ser verificada regularmente, vocês podem se informar nos postos de saúde ou com as agentes de saúde”, instrui a enfermeira Elenise Zimmer dos Santos, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas.

Sobre o abastecimento

O Brasil demanda, atualmente, 800 mil doses mensais da Vacina Pentavalente, mas o abastecimento está parcialmente suspenso desde julho de 2019 porque os lotes foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O Ministério da Saúde solicitou a reposição do fornecimento à Opas. No entanto, não há disponibilidade imediata da Vacina Pentavalente no mundo. A compra de 6,6 milhões de doses começou a chegar de forma escalonada em agosto no Brasil.

Leia a nota na integra aqui.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação