Vacinação contra o HPV começa nesta segunda-feira

07/03/2014 14:44

A partir da próxima segunda-feira (10), as Unidades de Saúde de Tijucas que possuem Salas de vacina (Centro de Saúde Orlando Barreto (Centro), Unidade Dona Calina (Praça) e UBS José Manoel Reis (Areias)), passarão a oferecer gratuitamente à população a vacina contra o HPV.

A nova vacina foi incluída pelo Ministério da Saúde no Calendário Nacional de Vacinação com o objetivo de prevenir o câncer de colo de útero, que representa atualmente a segunda principal causa de morte entre mulheres no Brasil.

Estudos apontam que a época mais favorável para a imunização é na faixa etária entre nove e 13 anos, preferencialmente antes do início da vida sexual. No entanto, a oferta da vacina será feita de forma gradativa. Neste primeiro ano, serão imunizadas as adolescentes (MENINAS) com idades entre 11 e 13 anos. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes do sexo feminino na faixa etária de nove a 11 anos e a partir de 2016, serão vacinadas as meninas de nove anos de idade.

É importante que as mães levem suas filhas aos postos de saúde para a vacinação, de preferência com a carteira de vacinação da adolescente em mãos.

Além disso, destacamos a necessidade de aplicação das três doses da vacina. A vacina HPV deve ocorrer em três etapas, sendo que se a primeira dose for administrada em março, a segunda deve ser aplicada seis meses depois, ou seja, em setembro. Já a terceira dose ocorrerá cinco anos após a primeira dose.

“É fundamental que a adolescente tome as três doses, caso contrário a imunização não terá 100% de eficácia. Neste sentido, é importante que se tenha em mãos a carteira de vacinação, para que os profissionais da saúde possam fazer o controle da aplicação das doses. A administração correta aumenta a eficácia e a proteção à adolescente” – explica a Secretária Municipal de Saúde de Tijucas Rosicler Furtado.

Também serão realizadas as vacinas nas Escolas Municipais, Estaduais e particulares, mediante cronograma feito junto às escolas e à Secretaria de Educação de Tijucas.

SOBRE O HPV

A principal forma de transmissão do papilomavírus humano (HPV) é por via sexual. O HPV pode ser classificado em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer, sendo que 12 tipos são identificados como de alto risco, ou seja, têm maior probabilidade de persistir e estarem associados a lesões pré-cancerígenas.

O Ministério da Saúde adquiriu a vacina quadrivalentepapilomavírushumano, composta pelos tipos 6, 11, 16 e 18. O HPV de tipos 16 e 18 (alto risco) causam a maioria dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo (cerca de 70%). Eles também são responsáveis por até 90% dos casos de câncer de ânus, até 60% dos cânceres de vagina e até 50% dos casos de câncer vulvar.

Já os HPV de tipo 6 e 11 (baixo risco), encontrados na maioria das verrugas genitais e papilomas laríngeos, parecem não oferecer nenhum risco de progressão para malignidade.

Importante destacar que o impacto da vacinação em termos de saúde coletiva se dá pelo alcance mínimo de 80% de cobertura vacinal, gerando uma “imunidade coletiva”, ou seja, reduzindo a transmissão mesmo entre as pessoas não vacinadas.

(Texto: Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas | Fotos: ilustrativas)