Vigilância em saúde está atenta aos escorpiões em Tijucas

07/01/2016 7:48

Muito tem se ouvido falar de escorpiões em nossa região. Estes animais predadores podem ser encontrados em áreas rurais e urbanas, principalmente em locais que favorecem o aparecimento de seu alimento (insetos,principalmente baratas), possuem hábitos noturnos e podem viver longos períodos semcomida e água, escondidos em lugares escuros e úmidos, como frestas, calçados, roupas,entulhos e outros. Os escorpiões inoculam seu veneno através de um ferrão, localizado na parte
terminal de sua cauda.
A Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde intensificou os trabalhos nos últimos meses, informando a população e orientando quando algum caso surge na cidade.
Das 1.600 espécies conhecidas no mundo, apenas cerca de 25 são consideradas de interesse em saúde. No Brasil, onde existem cerca de 160 espécies de escorpiões, as responsáveis pelos acidentes graves pertencem ao gênero Tityus que tem como forte característica a presença de um espinho sob o ferrão. As principais espécies encontradas em Santa Catarina, capazes de causar acidentes graves são Tityus Serrulatus (escorpião amarelo) Tityus Costatus (apresentam uma colorac?a?o mais escura; presenc?a de tre?s faixas longitudinais na face dorsal do tronco e de um espinho sob o ferra?o) e Tityus Bahiensis (escorpião preto ou marrom).
Quando visitam as casas, os agentes da vigilância em saúde realizam averiguação principalmente em fendas de muros e outros lugares propícios, mas os moradores podem realizar a vistoria, conferindo, além dos locais mais citados, dentro de sapatos, cestos e brinquedos.
Quando a equipe é acionada, recolhe o animal encontrado para que seja feita análise da espécie. Em Tijucas, foram encontrados escorpiões nos meses de setembro, outubro e dezembro. A vigilância estará sempre em alerta para novos casos. Dúvidas, entrar em contato pelo telefone (48) 3263-7076.