1° Seminário para Elaboração do Plano Municipal de Cultura de Tijucas acontece semana que vem

24/01/2024 10:56

A Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura, vai promover na próxima quarta-feira, dia 31 de janeiro, o 1° Seminário Participativo para a Elaboração do Plano Municipal de Cultura. O evento também conta com a parceria do SEBRAE de Santa Catarina através do Programa Cidade Empreendedora.

Neste plano cultural o município coleta dados a partir da discussão de ideias, ações, projetos e programas que venham a estruturar as políticas públicas para o desenvolvimento da área cultural do município.

Atendendo às políticas culturais das esferas federal e estadual, o Plano cumpre o papel de traçar as políticas públicas municipais para a área de cultura, cumprindo com as prerrogativas do Sistema Nacional de Cultura (art. 216-A da Constituição Federal), Plano Nacional de Cultura (lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010), Sistema Estadual de Cultura e Plano Estadual de Cultura de Santa Catarina (lei nº 17.449, de 10 de janeiro de 2018). Este plano terá validade para os próximos dez anos a partir de sua sanção.

O seminário inédito será realizado no Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto, no loteamento Mata Atlântica, com início do credenciamento de participantes às 18h30 e a abertura oficial às 19h. A iniciativa deve reunir representantes da comunidade artística, gestores públicos e interessados na construção de políticas culturais inclusivas.

“Este plano de cultura será histórico, pois será o primeiro a ser construído e tornado Lei Municipal. Nosso objetivo é desenvolver o setor cultural de Tijucas como um todo, por isso contamos com a importante participação de toda a nossa comunidade local para consolidar nossos eventos e iniciativas”, convida a secretária de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva.

Texto e Arte: Patrícia Ferreira