17ª Semana de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes começa na próxima segunda-feira

13/05/2022 11:12

Tijucas realiza entre os dias 16 e 20 de maio a 17ª Semana Tijuquense de Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O evento está sendo organizado por uma comissão da qual fazem parte, a Administração Municipal de Tijucas (através das secretarias municipais de Ação Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação, além do CRAS e CREAS), Conselho Tutelar, Projeto Ciranda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e ACIT/CDL Tijucas.

O principal objetivo desta semana é conscientizar a população, por meio de ações de informação e educação, para que a sociedade conheça melhor o assunto, e assim possa propor iniciativas de combate a estes abusos. “Pretendemos sensibilizar a comunidade sobre os cuidados necessários para o bem-estar das crianças e adolescentes”, destaca o prefeito de Tijucas, professor Elói Mariano Rocha.

Destaque da semana

Na próxima terça-feira, dia 17 de maio, às 19h, será realizado um seminário especial no Anfiteatro Leda Regina de Souza. O evento é destinado a todos os órgãos da rede de garantias de direito tais como: educação, saúde, assistência social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e a sociedade em geral.

“Quais sinais são apresentados pela expressão corporal de crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar? Quando devemos ativar a rede de proteção e qual o papel do educador neste sentido? Tudo isso será abordado neste importante seminário”, explica a secretária de Ação Social e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado.

Caminhada de conscientização

Na quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes acontecerá uma caminhada pelo comércio local no Centro de Tijucas, com parceria da ACIT/CDL.Neste dia, o comércio em geral fixará um banner na vitrine e os manequins estarão segurando um cartaz em alusão à data.

“Nesta caminhada serão entregues sementes de girasol (flor símbolo da campanha) como lembrete da campanha, juntamente com um informativo contendo o telefone para denúncias. Agradecemos a pela ACIT/CDL Tijucas pela parceria nessa ação”, relata a secretária Bianca.

Palestra nas escolas

Nos dias 19 e 20 de maio acontecerão várias palestras nas escolas municipais de Tijucas, como forma de prevenção ao abuso e violência.

Para denunciar

Para realizar denúncias, os principais meios são:
Disque 100 - Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast
190 - Polícia Militar
•Conselho Tutelar da região - (48) 3263-4782