4º Varal Literário começa amanhã (25) em Tijucas

24/10/2022 8:45

As creches e unidades de pré-escolar da Rede Municipal de Ensino de Tijucas estarão repletas de imaginação, criatividade e leitura entre os dias 25 e 27 de outubro, terça e quinta-feira respectivamente. Em todas as unidades do município acontece o 4º Varal Literário da Educação Infantil.

De acordo com a coordenadora do Pré-escolar, Carla Bianca Azevedo, este é o quarto ano de desenvolvimento do projeto, onde cada unidade da Educação Infantil escolhe uma obra literária para trabalhar com os alunos e desenvolver o conteúdo de forma lúdica.

“A partir deste contato, as crianças desenvolvem o apreço pela leitura, trabalham a oralidade e a palavra escrita, criam intimidade com os livros desde cedo, confrontam realidade e fantasia. O projeto visa estimular nos alunos o gosto pela literatura e a busca pelo conhecimento”, afirma a professora Carla.

Objetivos do projeto

• Proporcionar ambiente literário diversificado onde a família tenha acesso;
  • Desenvolver e aguçar a estima pela leitura;
  • Dramatizar contos infantis;
  • Criar intimidade com os livros desde bebês;
  • Trocar experiências com a família e ambiente escolar;
  • Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita através da história;
  • Confrontar realidade e fantasia;
  • Desenvolver o senso crítico, a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando;
  • Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens e
  • Ampliar o vocabulário.

Exposição de trabalhos

A iniciativa envolve as famílias, incluindo os pais na discussão e produção dos trabalhos para o Varal Literário. A secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira, explica que as unidades estarão abertas ao público, com a exibição dos trabalhos feitos juntamente com os pais.

“Nossa intenção é proporcionar momentos de prazer entre família e comunidade escolar através das histórias, ampliando o vocabulário, imaginação e a organização de pensamentos. É muito importante promover este carinho pela literatura desde cedo. Uma criança que cresce com incentivo à leitura com certeza terá uma vida escolar melhor”, assegura a secretária Deise.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Divulgação