Ação Contra a Dengue: Bairro Areias recebe aplicação de “Fumacê”

27/02/2024 14:38

Nesta madrugada, as comunidades de Alamandas e Jardim Progresso, no bairro Areias, foram alvo de uma importante ação coordenada entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas.

Por volta das 5h desta terça (27), a aplicação de Ultra Baixo Volume Pesado, conhecido como “fumacê”, foi realizada nessas áreas, visando eliminar o mosquito Aedes Aegypti, e, consequentemente, reduzir os casos de dengue na região.

A operação foi acompanhada de perto pela equipe da Vigilância em Saúde de Tijucas, garantindo a eficácia e segurança do procedimento. “O fumacê é uma técnica reconhecida no combate ao vetor da Dengue, atingindo áreas de difícil acesso e contribuindo para a interrupção do

ciclo de transmissão do vírus”, comentou a coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci.

Reunião com o prefeito

Nesta segunda-feira (26), o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, esteve reunido em seu gabinete com integrantes da secretaria de Saúde de Tijucas, para alinhar ações que devem ser implantadas no município como resposta imediata ao aumento no número de casos.

“O trabalho de prevenção, orientação e combate à dengue já vem sendo feito há muito tempo em Tijucas mas agora, todo o Estado enfrenta uma epidemia e em nosso município não tem sido diferente. Por isso a necessidade de tomarmos outras medidas, emergenciais e efetivas para atender a comunidade neste momento de grande demanda”, afirmou o prefeito Eloi.

Apoio da comunidade

Apesar da ação pontual, a conscientização e a adoção de medidas preventivas por parte da comunidade são fundamentais para evitar novos casos da doença. A população de Areias, assim como de todo o município de Tijucas, é incentivada a manter os cuidados necessários, em especial, o de eliminar recipientes que acumulem água parada e fazer uso constante de repelentes.

“A união de esforços entre o poder público e os cidadãos é essencial para garantir um ambiente saudável e livre da Dengue. Portanto, é imprescindível que todos continuem engajados nessa batalha contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Ele pode estar dentro de sua casa, onde você menos imagina. Por isso temos que estar todos juntos contra a Dengue”, concluiu o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação