Alunos da Escola Olívia Bastos exploram a sustentabilidade na Horta Ecológica de Tijucas

20/10/2023 11:04

Trinta alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Básico Profª Olívia Bastos, de Nova Descoberta, embarcaram em uma jornada de aprendizado sobre sustentabilidade ao visitar a Horta Ecológica de Tijucas, localizada no terreno da Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha, no bairro Universitário.

A visita, que ocorreu nesta quarta-feira (18), proporcionou aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática o conteúdo que estão estudando em sala de aula, abordando temas como compostagem, a formação da muda - célula, seu plantio e a subsequente colheita.

“É uma satisfação enorme poder receber a Escola Estadual Olívia Bastos no projeto. Temos buscado nos estruturar para oportunizar a comunidade escolar, seja ela, municipal, estadual ou privada, ter acesso ao Projeto Horta Ecológica. Afinal, um grande laboratório a céu aberto a ser explorado. Na oportunidade os alunos puderam fazer um tour e entender os processos de operação e produção de hortaliças orgânicas”, declarou o responsável pelo projeto, professor e biólogo, Victor Bruno Prudente.

A horta ecológica de Tijucas se mostrou um ambiente ideal para aprofundar o entendimento dos alunos sobre a importância da sustentabilidade. Durante a visita, os jovens puderam observar de perto o processo de compostagem, um método vital para a reciclagem de resíduos orgânicos e a produção de nutrientes ricos para o solo. Além disso, eles aprenderam sobre a formação da muda, desde a seleção das sementes até o plantio, desenvolvendo habilidades práticas e um apreço pela ecologia.

“Os alunos foram visitar a horta pois o conteúdo do novo Ensino Médio trata bastante os temas sustentabilidade e meio ambiente. Como eles estão desenvolvendo projetos sobre a horta, foi interessante conheceram de perto um projeto tão importante como o da horta da escola Santa Terezinha. Puderam assim compreender melhor a compostagem, o processo da formação da muda (célula), seu plantio até a colheita. A visita serviu como um catalisador para a compreensão prática da sustentabilidade, conectando o que aprendem em sala de aula com a realidade do mundo ao seu redor”, afirmou a professora Vanessa Giacomossi, que teve a ideia de levar a turma para o local.

Quer conhecer de perto este trabalho e agendar uma visita da sua escola à Horta Ecológica de Tijucas?

Entre em contato com a organização do projeto pelos seguintes meios:
Instagram: @eefst.hortaecologica
Telefone da Escola Santa Terezinha: (48) 3263-0317