Caminhos de Santa Paulina recebe sinalização turística

23/11/2022 13:17

Quando perguntam onde fica o trajeto que a Santa Paulina fez em 1899, que ficou conhecido como "Caminhos de Santa Paulina ou Amabilíssimo", muitos moradores de Tijucas ainda têm dificuldades para informar.

A rota que abrange os municípios de Tijucas, Canelinha, Nova Trento e Camboriú tem 62,4 quilômetros de trilhas pelo interior de uma exuberante Mata Atlântica. Em Tijucas, o roteiro passa pelas estradas das localidades de Campo Novo e Oliveira.

Pensando em ampliar a divulgação do “Caminhos de Santa Paulina”, a Administração Municipal, por meio da secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, está instalando placas indicativas pelos bairros da cidade.

“Nossa equipe já instalou oito placas em diversos bairros e localidades do município. Nosso objetivo é tornar o roteiro mais conhecido tanto para os que moram aqui, quanto para quem nos visita”, afirmou a secretária de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva.

As placas também foram instaladas no caminho Amabilíssimo onde constam a quilometragem para os peregrinos, bem como frases de acolhimento ditas pela santa.

Ao concluir o trajeto e chegar ao santuário em Nova Trento, os peregrinos recebem uma Carta Amabilíssima como um diploma por ter realizado o caminho.

Sobre o caminho

Os romeiros que percorrem o caminho cumprem o mesmo trajeto que Amábile Lúcia Visintainer – a Santa Paulina – cumpria com frequência, saindo do Vígolo, em Nova Trento e se dirigindo até a localidade dos Caetés, em Camboriú. Lá ela participava da Festa do Divino Espírito Santo, onde inclusive há registros de sua presença na inauguração de uma igreja no final do século XIX.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Turismo