Campanha de Vacinação contra a Influenza começa segunda-feira (10) em Tijucas

06/04/2023 16:15

A Campanha de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira (10) em Tijucas e se estende até o dia 31 de maio. Inicialmente, a secretaria de Saúde estará contemplando o seguinte público-alvo:

• Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto);
  • Pessoas com 60 anos ou mais;
  • Profissionais de saúde;
  • Indígenas;
  • Força de segurança e salvamento e
  • Pessoas com comorbidades.

Pacientes acamados e domiciliados, que devem procurar a enfermeira da UBS mais próxima de sua residência para agendar o procedimento.

Sobre a vacina

A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Locais de vacinação

A aplicação da vacina contra a Influenza será feita na sala de vacinação do Centro de Especialidades Orlando Barreto (Centro) e das unidades básicas de Saúde da Joáia, Praça e Areias, conforme o horário de funcionamento da sala de vacina.

Profissionais da saúde

São considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras.

Pessoas com comorbidades

Serão imunizadas as pessoas com as seguintes enfermidades:

• Doença respiratória crônica;
  • Doença cardíaca crônica;
  • Doença renal crônica;
  • Doença hepática crônica;
  • Doença neurológica crônica;
  • Imunossupressão;
  • Transplantados e
  • Portadores de trissomias.

Comprovantes

Para fins de comprovação, os trabalhadores de saúde devem levar comprovante de vínculo, assim como os profissionais de segurança. As pessoas com comorbidades também devem levar uma comprovação da sua doença.

Texto e Arte: Patrícia Ferreira