Campanha “Dezembro Vermelho” conscientiza população de Tijucas sobre o HIV/AIDS

30/11/2023 7:53

Com a chegada do mês de dezembro, inicia-se mais uma edição da campanha "Dezembro Vermelho", dedicada à conscientização e prevenção do HIV/AIDS. Essa iniciativa busca mobilizar a sociedade em torno da importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do combate ao estigma relacionado ao vírus.

Pensando nisso, a secretaria de Saúde de Tijucas realiza nesta sexta-feira (1º) testes rápidos em dois pontos estratégicos da cidade: HiperKoch do Centro e no Komprão da Joáia. Esses locais estarão preparados para oferecer à população a oportunidade de realizar testes de HIV de forma rápida e gratuita.

“A importância dos testes rápidos reside na detecção precoce do vírus, permitindo um tratamento adequado e aumentando as chances de controle da doença. Além dos pontos de testagem, a campanha também contará com uma equipe dedicada à panfletagem, disseminando informações essenciais sobre prevenção, tratamento e quebrando tabus associados ao HIV/AIDS”, comenta Idarleni Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas.

O “Dezembro Vermelho” não se limita apenas aos aspectos clínicos da doença, mas também busca promover a conscientização social e a quebra de estigmas. A panfletagem informativa, que será realizada no semáforo ao lado do Colégio Cruz e Sousa, em frente ao Posto do Chiquinho, além de informar sobre a importância dos testes e da prevenção, visa combater a discriminação e a desinformação que ainda cercam o HIV/AIDS.

“É fundamental lembrar que a prevenção e a conscientização são as melhores armas contra o avanço do HIV/AIDS. A prevenção é a chave, e a conscientização é o caminho para um futuro livre do estigma e da disseminação do HIV/AIDS. A oferta de testes rápidos em locais estratégicos, aliada à panfletagem informativa, representa um passo significativo em direção a uma sociedade mais inclusiva”, concluiu o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Texto e Arte: Patrícia Ferreira