Temporariamente indisponível
2 horas atrás
A Prefeitura de Tijucas segue avançando na implantação da Casa do Autista, um espaço voltado ao cuidado, respeito, desenvolvimento e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O local está sendo estruturado nas proximidades do Casarão Gallotti, na região central da cidade, com previsão de entrega à população no mês de fevereiro.
A iniciativa nasce para atender uma demanda crescente no município. A Casa do Autista terá capacidade para atender cerca de 200 crianças por mês, com uma estimativa de até 4 mil sessões mensais, considerando atendimentos terapêuticos, acompanhamentos, avaliações, orientações e ações multidisciplinares.
Atualmente, o município conta com 305 alunos diagnosticados pela rede de educação, além de 148 pessoas que aguardam atendimento na fila da saúde, que poderão ser absorvidas pelo novo serviço, fortalecendo a rede municipal de cuidado às pessoas com TEA e suas famílias.
Durante visita técnica ao espaço, o prefeito Maickon Sgrott destacou que o projeto é fruto de um processo construído com diálogo, escuta e planejamento, reafirmando o compromisso assumido com a população.
“Este será um lugar de cuidado, respeito, desenvolvimento e inclusão. Um espaço pensado com atenção aos mínimos detalhes, para acolher as famílias atípicas do nosso município”, destacou o prefeito.
A criação da Casa do Autista é resultado de uma série de reuniões e debates realizados ao longo de 2025, envolvendo famílias, profissionais e o poder público. Os encontros aconteceram na Colônia de Pescadores, no Gabinete do Prefeito, no Anfiteatro Leda Regina e, posteriormente, em uma audiência pública na Câmara de Vereadores.
Segundo o prefeito, todas as discussões tiveram como foco central identificar o que a administração municipal poderia fazer de melhor para apoiar as famílias atípicas, fortalecendo políticas públicas inclusivas, humanizadas e eficientes.
A Casa do Autista estará vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e representa mais um passo da atual administração na busca por melhorar a qualidade de vida da população, com atenção especial às pessoas com deficiência e suas famílias.
“Jamais poderíamos deixar de olhar para as famílias atípicas. Com trabalho sério, cuidado e responsabilidade, vamos conseguir avançar muito enquanto cidade”, afirmou o prefeito.
© 2026. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil