Crianças de Tijucas recebem orientações nutricionais através do Programa Saúde na Escola

07/11/2023 17:14

A Administração Municipal de Tijucas, por meio das secretarias de Saúde e Educação, está realizando o programa Saúde na Escola (PSE), em unidades que são pactuadas com a iniciativa. Com o objetivo de garantir a saúde e o bem-estar das crianças do município, o programa realizou avaliações antropométricas, ou seja, um procedimento que envolve a medição e análise de características físicas do corpo humano, frequentemente usada para avaliar o crescimento, desenvolvimento e o estado nutricional, bem como as devolutivas para os pais ou responsáveis.

A ação foi realizada no primeiro semestre deste ano. No total, 856 crianças com idades entre 2 e 10 anos foram submetidas a avaliações antropométricas, a fim de monitorar seu estado nutricional. Dessas, 34 crianças apresentaram alterações nas avaliações, enquanto 822 foram consideradas dentro do padrão de normalidade.

“Essa abordagem demonstra o compromisso da Administração Municipal em garantir que as crianças recebam a atenção necessária para sua saúde e bem-estar. O programa Saúde na Escola continua a desempenhar um papel crucial na promoção da saúde infantil, e a oferta de orientações nutricionais é um passo significativo para alcançar esse objetivo”, comentou o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Encaminhamento para nutricionista

Uma iniciativa notável do programa foi disponibilizar uma nutricionista para orientações personalizadas. As crianças que apresentaram alterações em suas avaliações antropométricas receberam cuidados individuais. Por meio das escolas, os pais foram orientados a levar seus filhos para consultas com a nutricionista Samantha Baixo, no Centro de Especialidades Orlando Barreto.

"O acompanhamento nutricional é fundamental para garantir que as crianças tenham um desenvolvimento saudável. Estamos aqui para fornecer orientações específicas e personalizadas, visando a melhoria da saúde e qualidade de vida das crianças", destacou a nutricionista Samantha.

Importância da nutrição no aprendizado

Dados do Relatório do Progresso Global – Deficiência de Vitaminas e Minerais, documento produzido pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com mais de 80 países em desenvolvimento, revelaram que a alimentação deficiente em vitaminas e minerais está causando a redução média do QI e perdas de produtividade, processo que se reflete ao redor do mundo. O documento concluiu, ainda, que a deficiência está tão disseminada que debilita em grau significativo o intelecto e as perspectivas econômicas das nações.

Os dados mostram também que a nutrição adequada na infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e educacional das crianças. Bem nutridas, as crianças apresentam desempenho cognitivo superior, maior capacidade de concentração e habilidades mais avançadas de resolução de problemas. Além disso, uma dieta equilibrada fornece os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do cérebro, contribuindo para o aprimoramento da memória, da capacidade de aprendizado e do desenvolvimento de habilidades sociais.

“Esperamos que mais crianças e suas famílias se beneficiem através deste esforço conjunto entre as secretarias de Saúde e Educação de Tijucas, proporcionando um futuro mais saudável e promissor para as novas gerações”, conclui a secretária de Educação de Tijucas, Fabrícia Matias.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação