Dezenas de mulheres participam de campanha de saúde em Tijucas

14/03/2023 12:23

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Administração Municipal de Tijucas, por meio da secretaria de Saúde, chama a atenção para as doenças que acometem o sexo feminino. Duas campanhas acontecem este mês: Março Lilás e Amarelo.

A cor lilás traz a reflexão sobre o câncer de colo de útero, terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A cor amarela é referente à endometriose que atinge mais de sete milhões de mulheres no país, sem causa definida.

Pensando nisso, a secretaria de Saúde de Tijucas promoveu ações nos últimos dois sábados, dias 04 e 11. Foram realizados atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem, coletas de preventivos e atualização de carteiras de vacina em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

No dia 04, a campanha ocorreu na UBS do Centro da cidade, com a disponibilização de testes rápidos, atendimento odontológico para as mulheres, além da coleta de preventivos.

Já neste último sábado (11), a iniciativa foi realizada nas UBSs do Timbé (com apoio da equipe do Porto e da Itinga), Campo Novo, Nova Descoberta e Joáia.

O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, enfatiza que o principal objetivo da campanha é informar a população sobre sintomas e diagnóstico precoce da doença.
“A proposta do Marco Lilás é a educação em saúde, com reforço na prevenção e no diagnóstico dessas doenças nos seus estágios iniciais. Dessa forma, maiores são as chances de cura e de controle do avanço da doença”, explica o secretário.

Dados

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que no ano de 2022, cerca de 970 mulheres tiveram câncer de colo de útero detectados em Santa Catarina. Esse câncer é causado por infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Saúde