Estudantes de Tijucas recebem formação em Defesa Civil

30/11/2021 13:17

Nesta segunda-feira (29) mais de 100 alunos das turmas do 6º e 7º anos da Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha receberam certificados de conclusão do programa Defesa Civil na Escola em Defesa do Cidadão – Preparando um futuro melhor.

A cerimônia aconteceu no anfiteatro Leda Regina de Souza com a presença do prefeito em exercício, Sérgio Fernandes Cardoso, da secretária de Educação, Deise Juliana Silveira e de representantes da Defesa Civil estadual. A coordenadora municipal da Defesa Civil de Tijucas, Sheila Dias também esteve presente.

O projeto trabalhou a “Proteção e Defesa Civil na Escola” instruindo e capacitando professores e alunos para serem multiplicadores do tema através do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil. O objetivo é atuar de forma compartilhada e eficaz na prevenção e gestão de risco de desastres junto à comunidade, garantindo assim, a Proteção e Defesa Civil do município onde vivem.

O programa foi desenvolvido pela Defesa Civil de SC, em parceria com o Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, Secretaria de Estado da Educação, e Secretaria Municipal de Educação de Tijucas.

De acordo com Gladys Helena da Silveira, representante da Defesa Civil de SC, a formação não termina com esta certificação. “Estamos apenas finalizando uma etapa e esta temática vai ser mantida nas escolas até porque, agora em Santa Catarina, este conteúdo se tornou obrigatório na grade curricular. Os ensinamentos deste programa são muito valiosos, pois repassam ao aluno orientações sobre a autoproteção, sobre como salvar vidas”, disse.

Em sua fala, o prefeito em exercício agradeceu a Defesa Civil do Estado por contemplar o município de Tijucas com o programa.
“Ao trazer este programa para nossas escolas, as crianças e adolescentes não estão aprendendo apenas matemática, física e outras disciplinas tradicionais. Elas estão aprendendo sobre a vida, sobre como ‘preservar a vida’, e isso é fundamental”, disse Sérgio.

Ao final da solenidade as diretoras da Escola Santa Terezinha receberam o mascote do programa, Radar, e uma placa que será fixada na unidade para indicar que a escola é contemplada pelo programa.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza