FME abre inscrições para as Escolinhas gratuitas de Esporte

05/11/2021 13:12

Estarão abertas a partir do dia 1º de dezembro as inscrições para as Escolinhas gratuitas de Esporte de Tijucas, para início em 2022. As inscrições serão realizadas na sede da FME, que fica na avenida Hercílio Luz, 99 e acontecem no mesmo período de novas matrículas para o ensino fundamental da rede municipal de ensino de Tijucas.

O projeto das escolinhas foi apresentado pela FME (Fundação Municipal de Esportes) em junho de 2019, sendo aprovado pelo prefeito para ser iniciado já em 2020, porém, teve que ser adiado por conta da pandemia.

“Na época em que o projeto foi apresentado, o prefeito já incluiu a contratação dos professores de educação física no concurso público da educação que aconteceu em outubro do mesmo ano. A intenção era colocar as escolinhas em funcionamento já em 2020, porém, a pandemia não nos permitiu iniciar o programa”, diz o superintendente da FME, Betinho Giacomossi.

COMO VAI FUNCIONAR

As escolinhas gratuitas foram planejadas para atender, em um primeiro momento, 380 crianças nas modalidades de futebol de campo, futsal, voleibol e vôlei de areia. De acordo com o superintendente adjunto da FME, Geovani Souza, que coordena o projeto, o público alvo é de crianças entre 07 e 15 anos, contemplando assim, as categorias: sub-9, (7 a 9 anos); sub 12 (10 a 12 anos) e sub-15 (13 a 15 anos).

Cada modalidade terá dois encontros por semana sempre no contraturno escolar, acontecendo tanto no período matutino como vespertino. Para as aulas, o município contará com dois professores (já aprovados no concurso público de 2019) e dois estagiários do curso de educação física (que serão selecionados em 2022).

Os locais de treinamentos serão o ginásio de esportes João Bayer Filho, para as aulas de futsal e voleibol; e a Arena Municipal de Vôlei para prática do vôlei de areia. Já as aulas de futebol de campo serão realizadas de maneira itinerante, de acordo com planejamento do treinador que fará uso dos estádios do município em diferentes bairros.

Além de uniforme, os alunos participantes também ganharão transporte para a participação nas escolinhas.

Para o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, que atuou como professor de educação física por muitos anos, projetos como este são de extrema importância para a comunidade. “Por isso estamos ansiosos pelo começo das aulas em 2022 já que a pandemia nos impediu de iniciar este projeto no tempo desejado.

É mais um passo importante para a retomada gradual de nossas atividades e com certeza um grande ganho para nossas crianças e adolescentes que precisam deste incentivo no esporte desde cedo”, diz o prefeito.

Texto: Karina Peixoto Silva | Imagem: FME Tijucas