Grupo de apoio às gestantes volta a acontecer na UBS do Centro de Tijucas

28/04/2022 11:04

Após quase dois anos sem atividades em grupo devido à pandemia, o projeto Partolândia, que reúne grávidas e profissionais da saúde para falar sobre a gestação, volta a acontecer na Unidade Básica de Saúde do Centro de Tijucas.

Em datas e horários agendados, é realizada uma roda de conversa com a equipe médica. As gestantes têm espaço livre para tirar dúvidas acerca do momento em que estão vivendo. As recém-mães também participam compartilhando relatos sobre parto, amamentação e dificuldades.

Como participar?

Para participar da iniciativa, as gestantes que já fazem o pré-natal na UBS do Centro devem conversar com a enfermeira da unidade para saber mais informações sobre os dias de atividades e encontros. Isso porque o projeto Partolândia envolve apenas moradoras que residem próximas a UBS.

“Sabemos que o pré-natal é indispensável para o acompanhamento da saúde de uma gestante e seu bebê. No entanto, a intenção da equipe é de ir além do atendimento pré-natal, oferecido normalmente na unidade, trabalhando a promoção da saúde através da socialização de saberes”, explica a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora da Atenção Básica.

Projetos em outros bairros

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, estes projetos acontecem nas unidades básicas de saúde de acordo com a necessidade local. No bairro Santa Luzia, por exemplo, acontece uma iniciativa similar a esta, envolvendo as mulheres do bairro. "A enfermeira aproveita as reuniões do grupo de artesanato para também falar sobre saúde da mulher. Além disso, ela afere a pressão arterial e faz testes HGT uma vez no mês. No Sul do Rio também fazemos isso e a partir de maio vamos oferecer lá na unidade os atendimentos de auriculoterapia uma vez por mês", diz.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Saúde