Novembro Azul alerta sobre importância de cuidados com saúde masculina

08/11/2022 17:19

A campanha “Novembro Azul” foi lançada oficialmente em Tijucas nesta segunda-feira (07) com objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Afinal, trata-se de uma doença que matou 44 homens por dia em 2021, de acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

Início da campanha

A primeira ação da campanha aconteceu na localidade de Morretes, nesta segunda-feira (07), entre 8h e 19h, com atendimento médico para o público masculino e realização de testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ITSs), bem como educação em saúde para os homens trabalhadores das empresas da localidade.

“Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante este mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o tipo mais incidente de câncer nos homens e o segundo tipo mais letal. Para mudar esse cenário e incentivar o cuidado com a saúde, estamos lançando, juntamente com Sociedade Brasileira de Urologia, mais uma campanha que traz uma importante mensagem: Saúde também é papo de homem”, destacou o secretário de Saúde, Vilson José Porcincula.

Confira o cronograma de atividades de cada UBS aqui.

Texto: Patrícia Ferreira | Arte: Larissa Souza