Novembro Azul: Saúde de Tijucas promove ações preventivas nas empresas

09/11/2023 16:32

Neste mês de novembro, a Secretaria de Saúde de Tijucas intensificou esforços na conscientização e prevenção do câncer de próstata através da campanha “Novembro Azul”. A iniciativa foi além das tradicionais palestras e panfletagem, alcançando diretamente o ambiente de trabalho nas empresas locais.

Com o objetivo de alcançar um maior número de homens e incentivar a busca por cuidados preventivos, a equipe de saúde da secretaria estará visitando diversas empresas da cidade para realizar ações educativas, oferecer serviços de orientação e exames.

“Compreendemos que muitos homens podem sentir-se mais à vontade em um ambiente familiar, como o local de trabalho. Por isso, decidimos levar as informações e os serviços diretamente até eles, facilitando o acesso e estimulando a conscientização. Os profissionais de saúde abordarão temas relacionados à importância da prevenção, diagnóstico precoce e a quebra de tabus em relação aos exames de próstata. As ações serão interativas visando a participação ativa dos colaboradores”, comenta o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Sobre a campanha

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A campanha do INCA e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.

Texto e Arte: Patrícia Ferreira