Novos funcionários da Saúde participam de capacitação sobre higienização

14/09/2022 13:35

Para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) prestar um serviço de excelência à comunidade, são necessários vários setores trabalhando de forma engajada e devidamente treinados. Um deles é a zeladoria.

Pensando em capacitar os novos funcionários da área de limpeza, a secretaria de Saúde de Tijucas organizou um treinamento sobre higienização. A capacitação reuniu cerca de 30 pessoas no Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto, no Loteamento Mata Atlântica.

Diversos assuntos foram abordados pelos palestrantes Denise Corrêa (enfermeira e coordenadora do Pronto Atendimento 24 Horas/SAMU) e Jonas Goulart (enfermeiro).

O setor de higienização é um dos pilares necessários para o bom funcionamento de uma unidade de saúde. Para isso, foram trabalhadas as seguintes temáticas:

•Procedimento Operacional Padrão (POP);
• Procedimentos a realizar nas Unidades de Saúde;
•Cuidados com processos de saúde e doenças;
• Biossegurança / Cuidados com risco biológico;
•Utilização de EPI (Equipamentos de Proteção);
•Uso dos produtos e insumos que são disponibilizados / Gerenciamento de materiais;
•Armazenamento dos resíduos.

“A higienização é fundamental para que pacientes e funcionários das Unidades Básicas de Saúde trabalhem com qualidade e segurança. Isso previne a contaminação por graves doenças e infecções, pois vírus e bactérias estão presentes no ambiente. Desse modo, a limpeza correta e a desinfecção, evitam contaminações”, destaca o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Saúde