Pescadores de Tijucas serão beneficiados com construção de casas populares

22/10/2021 12:00

Nesta quinta-feira (21) o vereador de Tijucas, Ezequiel de Amorim esteve com o prefeito, Eloi Mariano Rocha para relatar os resultados de sua viagem à Fortaleza (CE), onde participou do I Fórum para o Desenvolvimento do Setor Pesqueiro e Aquícola. O vereador, que também faz parte da Colônia de Pescadores Z 25, de Tijucas, esteve no evento acompanhado do assessor da colônia, engenheiro de aquicultura Tiago Manenti Martins.

Segundo Ezequiel, o evento, que contou com mais de 200 entidades representantes da pesca em todo Brasil (colônias, associações, sindicatos, federações) foi promovido pela CBPA – Confederação Brasileira de Pesca e Aquicultura. Durante o encontro foram realizadas reuniões com o INSS, Ministério da Agricultura, Marinha do Brasil e diversos órgãos de fomento e apoio à pesca artesanal.

Para Tijucas, a comitiva trouxe boas notícias para o setor, entre elas, a possibilidade da construção de casas, subsidiadas pelo Banco do Brasil, aos pescadores cadastrados na Colônia de Tijucas Z 25. “E ainda, de imediato, vamos disponibilizar a impressão das novas carteiras de pesca em PVC, solicitação antiga da comunidade pesqueira e que vai virar realidade em nosso município em breve”, disse o vereador.

O prefeito de Tijucas comemorou as novidades e disse que benefícios como estes só têm a somar às demais ações que tem sido feitas em atenção ao pescador local. “Temos buscado melhorias para a sede da colônia, pavimentamos todo o seu entorno, estamos com projetos em andamento para dragagem da boca da barra, enfim, precisamos dar estrutura aos nossos homens da pesca. Agradeço o vereador pelo comprometimento e pelo interesse que sempre demonstra em ajudar este segmento”, disse o prefeito.

A partir de agora a colônia vai dar início aos trâmites para adesão ao programa e assim que possível será realizada reunião com os pescadores para explicar como vai funcionar e quais as orientações para identificar quem se enquadra no programa.

Texto: Karina Peixoto | Fotos: Divulgação