Prefeitura de Tijucas adota novo sistema de gestão pública

27/10/2022 8:21

A partir de novembro, a administração municipal de Tijucas vai contar com um novo sistema de gestão pública, agora 100% em nuvem (sem emuladores), o que resultará em mais agilidade, eficiência e transparência. A tecnologia é desenvolvida pela IPM Sistemas e deve trazer economia ao município, já que dispensa o uso de papel e amplia a oferta dos serviços de autoatendimento do cidadão.

SISTEMA FICARÁ FORA DO AR ENTRE OS DIAS 7 E 15 DE NOVEMBRO

Para que todos os dados sejam transferidos de maneira segura e o novo sistema possa começar a funcionar, é preciso paralisar a maior parte dos serviços da prefeitura por alguns dias. Serviços internos de contabilidade, emissão de notas e outros mecanismos financeiros ficarão fora do ar temporariamente.

Por isso ficarão sem acesso ao sistema de 7 a 15 de novembro, os seguintes setores:

- Tributos
- Protocolo
- Fiscalização (apenas NFe e Livro Eletrônico continuarão disponíveis online)
- Setor de obras e engenharia (não haverá emissão de documentos, nem protocolos em geral)
- Licitações (não haverá pregões e outros processos licitatórios agendados para este período)

IMPORTANTE: As secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, bem como o Samae e o Sine de Tijucas não serão afetados diretamente pela migração do novo sistema e por isso manterão atendimento ao público normalmente durante todo o período.

HORÁRIO AMPLIADO ANTES DA MIGRAÇÃO

Para antecipar a entrega de documentos e outros procedimentos que possam ser agilizados, o setor de Tributos, bem como o setor de Planejamento e Engenharia da prefeitura estarão com atendimento ampliado na semana de 31/10 a 04/11. Os referidos setores vão atender das 7h às 16h, sem intervalo para almoço.

SOBRE O NOVO SISTEMA

Entre as novidades do sistema IPM, está a ampliação do Portal do Cidadão que permite emitir e pagar guias de IPTU, ITBI e ISS, acompanhar processos, fazer denúncias na ouvidoria digital, entre outros. A Prefeitura também terá um novo Portal da Transparência, pelo qual a população poderá acompanhar as ações da administração pública, como receita e gastos públicos, atualizados em tempo real. Todos estes serviços poderão ser acessados inclusive por aplicativo de celular, 24h por dia, 7 dias por semana.

Para deixar mais fáceis e rápidos os processos, a modernização digital de Tijucas também vai incluir as áreas de gestão de Obras e Posturas, Compras, Licitações e Contratos, além de Folha de Pagamento e controle de Ponto Eletrônico, Gestão Contábil, Financeira e Prestações de Contas, Nota Fiscal Eletrônica, Procuradoria, entre outros departamentos e rotinas administrativas.

Todas essas novidades chegam para acelerar o processo de transformação de Tijucas em uma Smart City. Com a tecnologia IPM, os dados da administração pública são armazenados em nuvem, em servidor próprio da IPM, o trâmite de processos ocorre em tempo real e a aprovação é via assinatura digital. O próprio Atende.Net tramita os processos e também realiza os lançamentos em contabilidade, RH, arrecadação, compras e em outras áreas, sem uso de papel.

Além disso, já atende aos requisitos do Siafic (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle), que entrará em vigor no dia 01/01/2023.

CAPACITAÇÃO CONTABILISTAS

Para garantir o uso correto e facilitar o trabalho dos profissionais que atuam diretamente com o sistema, a empresa responsável está promovendo diversos treinamentos com a equipe da prefeitura. Além destas capacitações, uma reunião com os contabilistas da cidade também foi agendada pela secretaria de Administração e Finanças para repassar aos contadores todos os detalhes do novo sistema IPM. O encontro está marcado para o dia 10 de novembro no auditório da Univali Tijucas.

“Estamos muito confiantes nas funcionalidades do novo sistema e nossa equipe está sendo treinada para que todos possam aproveitar o máximo possível das ferramentas que ele traz. Aproveito para reforçar o convite aos contabilistas para que também participem da capacitação e assim fiquem por dentro das mudanças que teremos a partir do mês que vem”, disse o secretário de Administração e Finanças Rosenildo de Amorim.

Texto e Foto: Karina Peixoto Silva