Prefeitura de Tijucas realiza a Semana de Regularização do Microempreendedor Individual

04/05/2022 10:30

Vem aí mais uma edição da Semana Regulariza MEI em Tijucas. O evento, que acontece entre os dias 16 e 20 de maio, tem como meta auxiliar os microempreendedores individuais na regularização de débitos junto ao Governo Federal. Com uma população de pouco mais de 40 mil pessoas, a cidade possui atualmente, 3.300 MEIS. E dessas, 970 têm pendências.

O prazo para colocar em dia os débitos é dia 31 de maio. Durante a semana, consultores do Sebrae SC e do Poder Público vão auxiliar de forma gratuita esses empreendedores para não perder o prazo.

A Sala do Empreendedor vai ficar disponível para orientar na realização de declarações, parcelamentos e emissão de guias de Arrecadação do Simples Nacional – DAS. “São pessoas que decidiram tirar seu sonho do papel e investir num futuro promissor. Nosso dever é apoiá-los e auxiliar quando for preciso”, esclarece o gerente da Regional foz do Sebrae, Alcides Sgrott Filho.

Tanto a emissão do DAS para pagamento, como a realização do parcelamento, pode ser efetuada diretamente no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS. De acordo com o Simples Nacional, o empresário que não fizer a regularização dos débitos vai ser inscrito na Dívida Ativa da União e pode sofrer algumas consequências. Como:

– ter seu CNPJ cancelado;
- perder a qualidade de segurado no INSS e, com isso, deixar de usufruir dos benefícios previdenciários;
– ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela RFB, Estados e Municípios;
– ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.

Para mais informações, a Sala do Empreendedor fica localizada na Rua Coronel Büchelle, 940 (Praça Nereu Ramos, junto ao Sine de Tijucas). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Texto: Sebrae/SC | Foto: Divulgação