Proerd 2023: Estudantes de Tijucas recebem capacitação para um futuro livre de drogas

06/12/2023 15:02

Foi realizada nesta terça-feira (05) a entrega dos certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). 240 estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental de três escolas públicas de Tijucas (E.E.F. Santa Terezinha, E.E.F. Walter Vicente Gomes e E.E.F. João Caetano), receberam seus certificados de participação do programa que combate ao uso de drogas.

O evento aconteceu no Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto e reuniu policiais militares, autoridades e familiares das crianças, entre as autoridades estavam: a secretária de Educação, Fabrícia Matias, o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Ezequiel de Amorim  e o comandante da Polícia Militar de Tijucas, capitão Rômulo Rocha dos Reis, bem como vereadores locais. Além deles, o soldado Fábio Cassiano Gomes, responsável pela execução do projeto no município, juntamente com a coordenadora de projetos da secretaria de Educação de Tijucas, Fernanda Rocha, também se fizeram presentes, conduzindo a cerimônia.

De acordo com o soldado Gomes, através do PROERD foi possível demonstrar a importância de ser uma pessoa consciente e principalmente fazer escolhas seguras e responsáveis, pois todas as escolhas têm uma consequência. Para ele com a conscientização das crianças, o município pode construir uma sociedade sem drogas e violência.

“Costumo dizer que quando trabalhamos com crianças, nos tornamos responsáveis pelo presente e futuro delas. Elas são maravilhosas e gostam de disciplina e uma vida regrada. Infelizmente, muitas vezes são abandonadas pela família e pelo poder público e acabam, sendo presas fáceis do mundo das drogas. Esse programa está acontecendo em Santa Catarina há mais de 20 anos e se fortalece cada ano que passa”, comentou o soldado Gomes.

O Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) de Tijucas, aprovou um projeto e foi possível adquirir um mascote do PROERD, chamado de Derek, para cada criança que participou do programa, além de premiar as três melhores redações de cada escola, totalizando 15 bicicletas entregues na ocasião.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação