Projeto Golfinho é realizado pelos Bombeiros em escola de Tijucas

24/11/2022 10:02

Nos dias 21 e 28 de novembro, alunos do 4º e 5º - dos períodos matutino e vespertino – da Escola de Ensino Fundamental Mercedes Júlia Adão, estarão participando do “Projeto Golfinho” do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Criado em 1998, o projeto visa formar as crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos. O programa é gratuito para crianças de 7 a 11 anos de idade e tem duração total de 10 horas.

Por meio de brincadeiras e jogos coletivos, os pequenos aprendem sobre os cuidados com o mar, piscinas, lagos e rios. Como, por exemplo, quais os locais mais adequados para tomar banho, o que significam as cores das bandeiras na beira da praia e como podem proceder em caso de algum incidente ou afogamento nas piscinas.

“Ao orientar os golfinhos, como são chamadas as crianças formadas no projeto, os bombeiros promovem a conscientização coletiva, tanto dos pequenos, quanto dos familiares deles. Como diz o lema ensinado nas instruções: água no umbigo, sinal de perigo”, comenta a secretária de Educação de Tijucas, Deise Juliana Silveira.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Educação