Saúde de Tijucas amplia horários e reestrutura atendimentos

11/01/2022 15:54

A fim de atender a grande demanda de pacientes que têm procurado os serviços de emergência, a partir desta terça-feira (11) todos os pacientes com sintomas respiratórios leves poderão ser atendidos nas unidades básicas de Saúde de Tijucas e não somente no Pronto Atendimento 24 horas, como estava acontecendo.

A medida foi anunciada nesta manhã ao prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha que tem solicitado ações à secretaria para minimizar o alto fluxo de pacientes no município.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, a partir de agora as unidades estão preparadas para atuarem como uma espécie de triagem dos pacientes.

"Agora quem chegar à unidade básica de saúde do seu bairro será acolhido pela equipe de enfermagem, será avaliado e havendo necessidade, poderá ser testado e encaminhado para consulta médica. Em casos mais graves ele será orientado a se dirigir ao pronto atendimento", disse o secretário.

HORÁRIO MÉDICO AMPLIADO

Outra medida adotada pela secretaria foi a ampliação do horário de plantão dos dois médicos do Pronto Atendimento 24 horas que agora ficarão até à meia noite.

A farmácia central que antes fechava às 18 horas, também teve horário estendido e ficará aberta às 20 horas a fim de facilitar a retirada de medicamentos por pacientes que são consultados no final da tarde.

PLANTÃO DE VACINA GRIPE E COVID

Neste final de semana a Saúde também fará um plantão de vacinação para aplicação de doses contra a Covid-19 e contra a Influenza (gripe).

Confira locais e horários:

Dia 15 de janeiro (das 8h às 16h)
- Sala de vacinação do Centro Orlando Barreto (anexo ao 24 horas)
- Sala de vacinação da UBS José Manoel Reis (Areias)

A mesma campanha deverá ser feita no próximo sábado (22) nas unidades da Praça e Joáia.

Texto e foto: Karina Peixoto Silva