Saúde de Tijucas discute implantação de uma Unidade Avançada do SAMU

17/03/2023 9:13

Na manhã desta quinta-feira (16), a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina esteve em Tijucas para discutir estratégias para melhoria do serviço prestado à população. A equipe foi convidada e recebida pelo secretário de Saúde do município, Vilson José Porcincula.

Durante a reunião foram abordados diversos temas, como a capacitação dos profissionais de saúde, a melhoria da infraestrutura das unidades de atendimento e a solicitação de melhor qualificação da base, que hoje é apenas habilitada. Com esta qualificação e a consequente entrada de mais recursos por parte do Governo Federal, um dos planos da secretaria municipal é investir em novos equipamentos para o serviço.

Em um momento alto da reunião, o secretário de saúde apresentou a ideia de instalar no município uma Unidade de Suporte Avançado do SAMU, a chamada USA. A coordenadora de Qualificação e Padronização das Bases SAMU/SC, Hediléia da Costa e Silva, destacou a importância da colaboração entre as diferentes frentes de ação para prestar um serviço de qualidade. Ela orientou o município a enviar um ofício ao Estado solicitando a USA e descreveu a iniciativa como muito boa.

"Nosso objetivo é oferecer à população um serviço de saúde de qualidade e eficiente. A USA do SAMU desempenha um papel fundamental na redução de óbitos e sequelas em casos de emergência. A equipe realiza intervenções rápidas e precisas, o que pode fazer a diferença entre a vida e a morte do paciente", afirmou a coordenadora.

Além da coordenadora Hediléia Costa e Silva, participaram da reunião o engenheiro do SAMU/SC, Roni Reis da Luz, bem como o superintendente de Urgência e Emergência, coronel Sandro Fonseca e a coordenadora do SAMU de Tijucas, Denise Correa da Silva.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Saúde